Cavalos e cabras
Curiosidades

Amizade entre cavalos e cabras – Você sabia disso?

Para muitos é uma surpresa descobrir que cabras e equinos têm a tendência de se dar muito bem, desenvolvendo até mesmo um tipo de amizade. Os animais de rebanho podem ser mantidos juntos por se adaptarem facilmente uns aos outros. Continue lendo para entender melhor como funciona essa afinidade!

Cabras: grandes amigas dos equinos

Cabras e equinos têm facilidade para desenvolver uma relação de amizade e boa convivência por serem ambos animais de rebanho. Isso significa que podem ficar juntos no mesmo piquete sem nenhum problema. Há diversos casos em que cavalos e cabras se tornam inseparáveis devido a grande afinidade que possuem.

Um se torna a companhia do outro, essa boa relação pode acontecer no campo ou nas baias. Se você possui as duas espécies, poderá assistir a lindas cenas deles dormindo, comendo e até brincando juntos como se não houvesse diferenças. Com certeza é o tipo de coisa que se torna reconfortante para quem gosta de ter animais de diferentes espécies.

Atenção aos bodes

É importante mencionar, porém, que essa boa relação é mais comum entre as fêmeas (cabras) e os cavalos. Os bodes apresentam um comportamento mais agressivo, tanto com seres humanos quanto com outros animais de fazenda. Logo, a conclusão é a de que cavalos têm grande amizade com as cabras, mas somente com elas. Os bodes não participarão dessa relação amistosa.

Amizade entre cavalos e cabras: como investir nessa relação

Gostou da ideia de promover a amizade entre cavalos e cabras na sua propriedade? Então, confira a seguir algumas dicas para que essa afinidade se desenvolva e se fortaleça.

Conexão

A conexão entre cavalos e cabras se dá pelo fato de que ambos são animais de rebanho. Há uma conexão quase instantânea entre eles, mas para que isso aconteça é primordial que dividam o mesmo piquete. Você perceberá que não irá demorar para que se tornem inseparáveis e estejam fazendo todas as atividades do dia a dia juntos como brincar e se alimentar.

Estrutura

Para quem não vê a hora de juntar seus cavalos e cabras, fica a dica de ter certeza de que as cercas dos piquetes são ideais para a contenção de ambos com segurança. Lembre-se de que cabras são animais bem menores do que cavalos e, dessa forma, a cerca que as contém não é o suficiente para os equinos. A segurança dos animais deve estar em primeiro lugar e, nesse caso, a estrutura deve ser pensada para ambos.

Cabras sem chifre

Como mencionamos, cavalos e cabras gostam de brincar juntos e, por isso, é importante optar por cabras sem chifre para essa convivência. Os animais dotados de chifres podem acabar gerando acidentes ao se enroscar nos equinos. Você quer que essa amizade dê certo sem nenhum percalço, não é mesmo?

Relação construída gradativamente

Para que a amizade entre cavalos e cabras nasça e se fortaleça é fundamental que eles se sintam confortáveis na presença um do outro. A relação precisa ser construída gradativamente, para isso, deixe-os se habituando à presença do outro por períodos cada vez mais longos.

O processo deve ser lento para que seja mais fácil conseguir a total adaptação. Embora as duas espécies tenham uma afinidade quase natural, é importante se lembrar que possuem diferenças entre si que podem resultar em algumas dificuldades prévias de convivência.

Caso observe que há atritos, tente contorná-los, pode ser só um estranhamento inicial. Contudo, se perceber que não está funcionando, é válido reconsiderar a união das espécies.

Atenção aos perigos

Cabras são animais conhecidos por comer muito, tudo o que encontram no caminho pode se tornar parte do seu almoço ou jantar. Sendo assim, é fundamental que, antes de introduzir essa espécie em seu rebanho, você se certifique de que todas as plantas e árvores da região não são prejudiciais para a saúde.

Tenha uma atenção especial, também, com o local em que a comida das cabras fica armazenada para evitar quaisquer chances de contaminação ou prejuízo à saúde do animal. Fica a dica de que a ração de cavalo é prejudicial para o bem-estar das cabras, evite que elas te enganem para comer a comida dos colegas de piquete. Cabras são bastante espertas, especialmente no que diz respeito a comer um pouco mais, então, é realmente necessário ficar de olho nelas.

Sem doenças transmissíveis

O convívio entre cavalos e cabras pode acontecer de forma bastante vantajosa pela boa relação que eles constroem e, também, porque não há parasitas e nem doenças transmissíveis entre eles.

Porém, observe que as duas espécies precisam de vacinas de rotina para que a sua saúde seja preservada. A convivência com outros animais pode ajudar a melhorar o ânimo e a disposição tanto de cabras quanto de cavalos.

Gostou de saber mais sobre essa inusitada amizade entre cabras e cavalos? Para conferir mais conteúdos informativos e dicas, fique ligado no blog da Rodeo West!