Dia mundial da saúde
Curiosidades

Dia mundial da saúde: atividades da roça que trazem bem-estar para o corpo e mente

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril. Trata-se de uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que propicia a reflexão a respeito do estilo de vida que se leva e do quanto ele é salubre.

Quem vive no campo tem certa vantagem no sentido de que tem mais oportunidades de levar uma vida saudável. Confira a seguir atividades do ambiente rural que são interessantes para o bem-estar do corpo e da mente.

Dia Mundial da Saúde: dia 7 de abril

O dia 7 de abril foi escolhido como o Dia Mundial da Saúde por ter sido em 7 de abril de 1948 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada. O objetivo dessa data é a conscientização da população a respeito da salubridade do seu estilo de vida. A primeira celebração se deu em 1950 e todo ano é atribuído um tema para a data, de acordo com as necessidades do momento.

Dia Mundial da Saúde: conheça atividades rurais que trazem bem-estar para o corpo e mente

O contato com a natureza, por si só, já é um grande benefício para a saúde física e mental. Tal constatação tem embasamento científico, pesquisas realizadas nesse sentido observaram melhora da concentração e memória em quem vive no campo. Além disso, há que se lembrar do ar puro e da tranquilidade de não estar em um grande centro urbano.

As atividades realizadas no ambiente rural também têm grande poder de melhorar as condições de saúde. Confira abaixo algumas dessas atividades e entenda porque viver no campo pode proporcionar bem-estar.

1 – Cultivo de plantas

Trabalhar na roça cultivando alimentos é uma forma muito interessante de investir na saúde física e mental. Cientistas identificaram que o fato de trabalhar com a terra cultivando plantas contribui tanto para o controle emocional quanto para prevenir doenças crônicas, como as cardiovasculares e o diabete mellitus tipo 2. Também ajuda a lidar melhor com a ansiedade, fadiga e raiva.

Outro ponto muito importante de ressaltar é que o produtor tem a possibilidade de apostar em uma produção com menos agrotóxicos, consumindo, assim, alimentos mais saudáveis. Ter alimentos mais saudáveis à mesa é imprescindível para ter uma alimentação melhor.

2 – Contato com cavalos

Quem trabalha no campo está sempre em contato com cavalos e isso pode representar um grande benefício para a saúde. Cavalgar é uma atividade que reduz o estresse e desenvolve a musculatura. Ao interagir com cavalos é possível desenvolver a coordenação motora, equilíbrio e ritmo. Quanto mais convive com equinos, mais o cavaleiro ou amazona desenvolve autoconfiança.

Não é à toa que a equoterapia, uma terapia assistida por cavalos, vem tendo sua busca potencializada nos últimos tempos. Trata-se de uma abordagem multidisciplinar em que os animais oferecem apoio para o desenvolvimento de indivíduos portadores de necessidades especiais ou deficiências.

3 – Trabalhar em ambiente de ar puro

Estar inserido em um ambiente em que o ar puro predomina é bastante positivo para a saúde. Acordar em meio à natureza e manter-se ativo no campo permite respirar ar mais salubre, melhorando a oxigenação dos seus pulmões. Funciona como uma forma de prevenção de doenças respiratórias e ainda se reflete na melhora da qualidade do sono.

O ar puro tem um papel relevante ainda na melhora da digestão, fortalecimento do sistema imunológico e circulação sanguínea. Vale dizer ainda que a natureza produz um efeito de maior tranquilidade mental no indivíduo. A saúde mental, tão em pauta atualmente, tem grande relevância para o bem-estar completo.

4 – Mais caminhadas

Quem trabalha na roça está o tempo todo se deslocando e isso traz uma série de ganhos para a saúde. Primeiramente, fortalece os músculos e permite fortalecer as pernas. Também é essencial para a circulação e para potencializar a sensação de bem-estar. Caminhadas regulares ajudam a reduzir a possibilidade de incidência de doenças cardiovasculares.

Morar no campo ainda aumenta a vontade de praticar atividades físicas variadas. Logo, é um ganho significativo para a qualidade de vida. Como dispensar um belo passeio por uma trilha repleta de belezas naturais?

5 – Trabalho que ajuda na memória e concentração

O trabalho no ambiente rural ajuda a melhorar a capacidade de concentração e memória. O fato de trabalhar em ambientes abertos cria a necessidade de memorizar pequenos detalhes no entorno. Assim, o indivíduo treina o seu cérebro para reter mais informações por um tempo prolongado.

Além disso, tem o fato de estar em um ambiente tranquilo que estimula a concentração no que está sendo feito. Nos grandes centros urbanos há uma grande profusão de informações à nossa volta, desviando constantemente o foco do que é realmente importante. Manter-se focado é uma forma de melhorar a sua memória e concentração.

Gostou de saber mais sobre como as atividades do campo podem ser positivas para a saúde?

Fonte imagem: pexels.com