Primavera: estação das flores?
Curiosidades

O que plantar na sua região durante a primavera?

A primavera no Brasil tem início entre os dias 22 e 23 de setembro e se estende até os dias 21 ou 22 de dezembro. Como nosso país apresenta dimensões continentais, a mesma estação do ano possui características distintas nas diferentes regiões do território.

Dessa forma, é fácil compreender que as hortaliças seguem um calendário próprio em cada região. Continue lendo para saber o que plantar na sua região durante a estação do ano mais florida.

Primavera: estação das flores?

Quando pensamos em primavera, é natural relacionar a estação com uma grande diversidade de flores coloridas. Porém, essa é uma característica vista apenas em algumas regiões do planeta. O Brasil, por exemplo, não apresenta estações do ano bem definidas e, dessa forma, a floração ocorre em períodos distintos e não somente na primavera.

Na prática, no Brasil, a primavera se caracteriza muito mais como uma estação de transição entre o inverno e o verão. O inverno seco se despede, abrindo espaço para o retorno das chuvas em boa parte do país.

É um “aperitivo” do que teremos no verão, estação em que há grande volume de chuvas. Na primavera, as temperaturas ficam amenas, deixando para trás o frio intenso. Contudo, vale lembrar que em algumas partes do Brasil não há inverno muito rigoroso.

Primavera: saiba o que plantar na sua região

Como já citamos, o Brasil é um país com território bastante amplo e, dessa forma, apresenta diferentes calendários agrícolas. Como a primavera possui características distintas nas diferentes regiões do país, é importante saber o que cultivar na lavoura para ter mais chances de sucesso. Vamos conferir?

Região Sul

O início da primavera representa para a região Sul do Brasil o retorno das chuvas e o aumento das temperaturas. Devemos nos lembrar de que o inverno nessa região costuma ser bastante rigoroso, então esse aumento das temperaturas não significa necessariamente calor intenso.

Com temperaturas amenas, é recomendado para os hortelões do Sul o plantio de abóboras, berinjelas, agriões, melancias, cenouras, tomates, mostardas e pimentões. Essa estação é perfeita para colorir a sua lavoura.

Região Sudeste

Para a região Sudeste do país, a primavera também representa o aumento do volume de chuvas e temperaturas amenas. É o momento de se despedir das temperaturas mais baixas do inverno e acolher a transição para o verão.

Se na região Sul a lavoura se torna bastante colorida, no Sudeste ela adquire tons de verde. As principais indicações para impulsionar a sua produção agrícola nessa região é apostar no cultivo de melões, nabos, jilós, espinafres e rúculas.

Região Centro-Oeste

A primavera chega à região Centro-Oeste trazendo chuvas, algo essencial, haja vista o clima predominantemente seco. Para a agricultura, essa mudança significa poder diversificar um pouco mais nas hortaliças.

Entre as principais opções para o cultivo nessa região estão: quiabos, coentro, tomates, feijões, vagem, repolhos, melancias e jilós. O sabor se torna muito mais predominante nas lavouras dessa região.

Região Norte

Se para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste a primavera representa o retorno das chuvas, para o Norte e Nordeste é o oposto. Essa estação marca o início da escassez de água. Dessa forma, fazer escolhas estratégicas de cultivo é fundamental para não enfrentar grandes dificuldades.

Destacam-se como boas opções para o cultivo nas lavouras da região Norte: abóboras, pimenta Cayenne, tomates, melões e alfaces. Embora possa ser um período mais difícil em decorrência da falta de chuvas, é importante manter a produção.

Região Nordeste

Como já citamos acima, a primavera é uma estação que traz o início do período de seca para essa região. Os agricultores do Nordeste precisam fazer escolhas sábias para se manter produzindo.

Algumas excelentes opções para cultivar durante essa estação são: cenouras, aipos, quiabos, pimentões, pepinos e tomates. As mudanças climáticas dessa estação podem ser desafiadoras, mas é essencial manter-se produzindo.

Curiosidade: o que são as estações do ano?

As estações do ano são resultantes do movimento de translação, movimento realizado pela Terra em torno do Sol. Como a Terra orbita o Sol, com seu eixo de rotação inclinado em relação ao seu plano orbital, a incidência dos raios solares é mais predominante em um hemisfério do que no outro.

Dessa forma, um hemisfério é mais iluminado e aquecido do que o outro. As estações do ano na região da Linha do Equador são bem parecidas, uma vez que a incidência solar ocorre igualmente durante todo o ano. Quanto mais nos afastamos dessa linha, maiores são as diferenças entre as estações do ano.

Existem quatro estações do ano: primavera (com aumento de flores na vegetação), verão (com temperaturas mais elevadas), outono (quando ocorre a queda das folhas) e inverno (com temperaturas mais baixas).

As diferenças entre as estações do ano são melhor observadas em regiões mais distantes do Equador pela maior variação de incidência de raios solares.

Com essas dicas você poderá ter resultados ainda mais positivos no cultivo da sua lavoura!

Fonte imagem: pixabay.com