O velho Macdonald tinha uma fazenda: desenho animado
A canção do velho Macdonald é uma ótima forma de ensinar as crianças mais sobre os animais. Que tal conhecer um pouco mais sobre essa música e a sua origem? Continue lendo e entre no ritmo!
Conheça a música do velho Macdonald
A canção do velho Macdonald é um clássico infantil, conta a história de um simpático fazendeiro que possui vários animais diferentes em sua fazenda. Ao longo dos versos vamos conhecendo cada um dos animais e os sons que eles produzem. Tem vaca, pato, cachorro, cavalo, galinha, entre vários outros.
Conforme cantam a música, as crianças vão assimilando quais são os sons que cada animal faz. É um jeito lúdico e divertido de ensinar aos pequenos que há vários animais distintos na natureza. A canção possui algumas versões, sendo que em algumas delas os versos são cumulativos, ou seja, os gritos dos animais anteriores são repetidos.
Versão em desenho animado
Essa música é utilizada há muito tempo com as crianças por estimular o amor delas pelos animais. Uma novidade é a possibilidade de apresentá-la em uma versão de desenho animado disponível no YouTube. Nela, além de cantar, as crianças podem assistir a uma animação em que há outros pequeninos conhecendo efetivamente a fazenda do velho Macdonald.
Assim, sempre que surge um novo animal na canção, ele é apresentado através de imagem. Com o desenho animado é possível estimular que as crianças assimilem melhor a imagem e o som produzido pelo animal. Então, fica mais fácil associar a ideia do grito do animal com a sua forma física.
A letra da música do velho Macdonald
Cantar enquanto assiste aos desenhos animados do velho Macdonald é bem divertido, mas é preciso entender a lógica da letra da canção. A seguir vamos apresentar a estrutura básica dessa música para você poder brincar com os seus filhos em casa.
Lembrando que a estrutura abaixo é a mais comumente cantada atualmente, mas há diferentes versões.
A ideia principal da canção cantada nos dias de hoje é que haja um animal intercambiável e a sua chamada correspondente:
“O velho Macdonald tinha uma fazenda, EE-I-EE-IO,
E naquela fazenda ele tinha um (aqui é inserido o nome do animal da vez) EE-I-EE-IO,
Com um (som do animal repetido duas vezes) aqui e um (som do animal repetido duas vezes) ali
Aqui um (som do animal), ali um (som do animal), em todos os lugares um (som do animal, repetido duas vezes).
O velho Macdonald tinha uma fazenda, EE-I-EE-IO.”
Para entender melhor confira como fica o verso se o animal em questão for um pato:
“O velho Macdonald tinha uma fazenda, EE-I-EE-IO,
E naquela fazenda ele tinha um pato, EE-I-EE-IO,
Com um quack, quack aqui e um quack, quack ali
Aqui um quack, ali um quack, em todos os lugares um quack, quack.
O velho Macdonald tinha uma fazenda, EE-I-EE-IO.”
Qual é a origem da canção do velho Macdonald?
Uma possível origem apontada para a canção do velho Macdonald é o livro “Tommy’s Tunes”, que possui algumas canções e data de 1917. A obra faz parte da coleção da Primeira Guerra Mundial de FT Nettleingham. Nela, há uma canção chamada “Ohio” (Old Macdougal Had a Farm) que possui palavras parecidas.
Contudo, o nome do fazendeiro é ligeiramente diferente, nesse caso, o velhinho simpático se chama Macdougal. Há também uma leve diferença no refrão, confira a seguir:
“O velho Macdougal tinha uma fazenda em Ohio-io,
E naquela fazenda ele tinha alguns cachorros em Ohio-io,
com um bow-wow aqui, e um bow-wow ali,
Aqui um arco, ali um uau, em todos os lugares um arco – uau.”
Essa versão do livro “Tommy’s Tunes” é tida, oficialmente, como a mais antiga das canções a respeito do velho Macdonald. Contudo, é importante mencionar que há diversas variações e algumas delas possivelmente mais antigas do que essa do livro. Uma curiosidade é que duas dessas versões foram publicadas em Ozark Folksongs, de Vance Randolph, em 1980.
A canção “Old Missouri”, interpretada por Walker Missouri, em 1922, se diferencia por nomear partes de uma mula e não apenas os animais. Em 1908, uma versão britânica, intitulada “The Farmyard, ou The Merry Green Fields”, foi coletada, sendo publicada então a Coleção de canções folclóricas inglesas, de Cecil Sharp.
Versões
É natural que canções infantis tenham diferentes versões que conservam a ideia principal. Essas adaptações são feitas tanto para adequar a história da canção a diferentes contextos, quanto para adicionar novas lições.
Por exemplo, na versão “Old Missouri” são apresentadas partes do corpo da mula, assim as crianças aprendem sobre o animal e que ele tem duas orelhas, por exemplo. Tudo depende do objetivo educacional com que se está usando a canção. Fica a dica de escolher uma versão que converse diretamente com as crianças com quem você está trabalhando.
Você já conhecia a canção do velho Macdonald? Gostou de saber mais sobre essa música e o desenho animado? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!
Fonte da Imagem: youtube.com