Ferrageamento
Curiosidades

Por que é importante o ferrageamento mesmo durante a quarentena?

O ferrageamento é um cuidado importante com equinos para prevenção, cura ou correção de defeitos de aprumo. Basicamente, consiste em aplicar metodicamente lâminas de ferro, aço ou alumínio na parte de baixo do casco do cavalo. Esse cuidado continua sendo indispensável mesmo durante a quarentena, continue lendo e entenda o motivo.

Ferrageamento: cuidado importante para manter durante a quarentena

Durante o período da quarentena, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, não é recomendado que procedimentos como o de ferrageamento e casqueamento sejam deixados de lado. Esses cuidados são cruciais para o bem-estar do cavalo, não é porque as atividades dele estão suspensas que não precisam de manutenção. 

O casco dos equinos cresce assim como acontece com a unha humana e o papel das ferraduras é evitar o desgaste natural. Exatamente por isso, manter a ferragem é necessário. Quando o casco está muito longo, compromete a angulação das falanges, forçando as articulações, ligamentos, tendões e estruturas do casco. Isso afeta consideravelmente a saúde do cavalo independentemente de ele ser um atleta ou apenas um companheiro de fim de semana. 

Cuidados para a prestação desse serviço

Trata-se de um serviço que não deve ser cancelado, embora sua realização deva ocorrer observando todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Todos os envolvidos no processo devem estar usando máscaras e ter higienizado as mãos com álcool gel. Uma dica para criadores que têm um número considerável de cavalos é selecionar os equinos que apresentam maior necessidade de ferragem no momento. 

Sabemos que não está fácil para nenhum setor e, talvez, não seja economicamente viável manter o serviço para todos os cavalos agora. Mantenha o acompanhamento da evolução do crescimento do casco, mais uma vez fazendo uma comparação com a unha humana, ressaltamos que pode se tornar bastante incômodo para o equino o casco muito comprido. 

Relevância do procedimento 

Equinos que pisam em solos duros e irregulares precisam do ferrageamento para conservar a sua boa saúde ortopédica. Esse processo consiste na adição de lâminas de ferro, alumínio ou aço no entorno do seu casco. Pelo fato de ser um procedimento que altera a forma como o cavalo caminha, é necessário que seja realizado por um profissional que conheça as particularidades da anatomia equina. 

Um animal que não tem ferraduras nos cascos deve receber um dia de descanso para cada dois dias trabalhados, como uma forma de se recuperar das caminhadas sem esse auxílio. Mais do que otimizar o tempo de trabalho dos animais, o ferrageamento é uma maneira de compensar desgastes que podem levar a sérios problemas, como lamites, abscessos, entre outros.

Como funciona o procedimento?

Agora você vai entender como funciona o ferrageamento e por que ele demanda extenso conhecimento para ser executado. O primeiro passo consiste na escolha da melhor lâmina de ferro para o animal que será ferrado. As lâminas mais utilizadas são: (27 x 18), (20 x 12), (36 x 16), (23 x 14) e (30 x 14). 

Antes de iniciar a adição das lâminas, é necessário fazer o casqueamento, que consiste em um processo de limpeza criteriosa do casco. Qualquer mínimo resíduo que permaneça pode levar a problemas bastante sérios para o animal, como o apodrecimento do seu casco. Com o processo de limpeza completo, chega o momento da ferragem do cavalo, o ferrador observará o estado do casco para definir a forma mais efetiva de aplicar as lâminas. 

Cada profissional tem suas próprias técnicas para acalmar os equinos e conseguir colocar a ferradura neles sem lhes causar dor. O procedimento pode ser a quente (ferro moldado diretamente no casco do cavalo) ou a frio (método que não exige mudanças no casco do cavalo para adicionar lâminas). O procedimento é realizado a cada seis e oito semanas. É como se fosse a pedicure do cavalo.

Tipos de ferraduras

Há alguns tipos de ferraduras que podem ser usadas para o ferrageamento de cavalos, os preços variam de acordo com o material e tecnologia de confecção. As ferraduras mais convencionais têm boa resistência e durabilidade, podendo ser encontradas em numerações entre 0 e 5 nas lojas de materiais agropecuários. 

As ferraduras de alumínio são bem avaliadas pelos ferradores de maneira geral, no entanto, fica a dica de que não têm uma duração tão prolongada quanto ferraduras de ferro, que custam o dobro.

Vale mencionar, ainda, as ferraduras de plástico que foram desenvolvidas com motivações terapêuticas para potros mais jovens. São mais fáceis de colocar e de remover, geralmente são fixadas com cola. Porém, é importante dizer que não são recomendadas para cavalos atletas. 

Lembre-se sempre que, além da escolha de uma boa ferradura, é necessário contar com a ajuda de um bom ferrador para a correta aplicação.

Durante a quarentena, cuide bem dos seus animais, mas não se esqueça das recomendações da OMS quanto ao uso de máscara e álcool em gel para proteger a si e aos outros.

Imagem: shutterstock.com/home