Acalmar
Animais

Veja dicas de como acalmar um cavalo nervoso

Acalmar um equino nervoso depende de um pouco de técnica e paciência por parte do cavaleiro. Quando o animal se mostra arredio ou tenso, sendo sua natureza ou decorrente de algum acontecimento momentâneo, é fundamental que indivíduo que irá montá-lo se concentre em deixá-lo mais tranquilo. 

Dicas para acalmar equino nervoso

Precisa acalmar cavalo nervoso e não sabe como fazer isso? Então confira as dicas de como manejar o animal corretamente evitando deixa-lo ainda mais irritado. 

1 – Reduza sua energia

O nervosismo do seu cavalo pode ser um reflexo do seu próprio nervosismo, então, inicie a aproximação com suavidade. Converse com o equino usando um tom de voz mais baixo, fale mais lentamente. O cavaleiro deve demonstrar uma baixa de sua energia para que o animal corresponda também reduzindo a sua ansiedade. 

O passo seguinte dessa abordagem é acariciar o pescoço do equino, quando ele permitir o toque. O animal precisa entender que está seguro e em um contexto de tranquilidade, não sendo preciso ficar ansioso. Caso a ansiedade do seu cavalo seja algo recorrente, é válido considerar se existe algum fator de irritabilidade que precisa ser eliminado.

2 – Ajude-o a enfrentar seus medos

O motivo da ansiedade do seu cavalo pode ser um objeto do qual ele tem medo, ao identificar essa conexão, o cavaleiro deve ajudar o equino a superar essa tensão. Aproxime devagar e com tranquilidade o animal do objeto que instiga medo e deixe que ele cheire e interaja com o mesmo. 

É um momento em que ele compreenderá que não há nenhuma ameaça. Quando o animal supera um medo, torna-se mais calmo e propenso a atender aos comandos do seu cavaleiro. Dentre os objetos que despertam medo em cavalos com mais frequência podemos citar equipamentos agrícolas, latas de lixo, edificações, veículos e até rochas. Observe-o com atenção para determinar o que está o deixando assustado. 

3 – Situações que podem assustar o cavalo

Para alguns cavalos, é extremamente estressante estar exposto a algumas situações que fujam do seu cotidiano, como entrar em lugares fechados ou escuros como pistas cobertas, por exemplo. O ideal, ao perceber esse comportamento, é deixar que o equino se acostume com o ambiente. 

Se o seu animal não tem hábito de realizar atividades em pistas, recomendamos que o leve dar um passeio em um ambiente assim, antes do dia em que precisar que ele entre em uma. O que é novo pode ser muito assustador para um cavalo e, observando o porte dele, é perigoso deixá-lo nervoso. 

4 – Desvie a atenção do cavalo

Uma forma de ajudar animais de fazenda a ficarem mais calmos e realizar suas atividades é distraí-los nos momentos de grande tensão. Percebeu na primeira abordagem que o equino está com o emocional desequilibrado? Então, estimule o cérebro do animal para realizar outra atividade, como se movimentar em diferentes sentidos. Mova-o de um lado para o outro e de frente para trás. 

Deslocamentos que desenhem formas, como círculos e quadrados, podem ajudar a deixar os equinos mais tranquilos. O objetivo de fazer isso é desviar a atenção deles do sentimento negativo que os deixa potencialmente incontrolados e focar em algo positivo que demande energia. 

5 – Suplemento

Há algumas opções no mercado de suplementos calmantes para cavalos, uma possibilidade quando se trata de animais naturalmente mais nervosos e assustados. Em geral, esses suplementos possuem uma grande quantidade de vitaminas e minerais que fortalecem o organismo do equino enquanto atuam deixando mais tranquilo. 

Para usar esse método, é fundamental contar com a orientação de um veterinário. O profissional de saúde animal irá verificar as motivações para o comportamento e somente então prescreverá ou não a suplementação. 

6 – Ignore aquilo que assusta o cavalo

Mais uma dica para quem precisa acalmar um cavalo com medo, você pode simplesmente ignorar o objeto que o assusta. A partir do momento em que você, o cavaleiro, demonstra que não dá importância ao elemento que desencadeia o nervosismo, transmite mais tranquilidade para o equino. 

Contudo, devemos dizer que essa estratégia não é eficaz com todos os cavalos. Faça um teste com o seu animal antes de montá-lo, se mesmo com seu comportamento ele se negar a chegar perto do item, vale tentar outra estratégia. 

7 – Socialização é importante

Alguns cavalos podem se assustar com a simples presença de outros animais, como vacas, pássaros e até outros cavalos. Para evitar que, em uma eventual competição ou interação com outros animais, o seu cavalo fique nervoso, indicamos que tenha como hábito promover a socialização dele com outros bichos. 

Esse contato com outros animais repetidamente o deixará mais seguro em uma situação que poderia deixá-lo tenso. Repetição é crucial para que o equino compreenda que não há nada que possa machucá-lo, ficando mais tranquilo para reagir mais assertivamente. Para conferir outras novidades no mundo country, com dicas para sua criação, plantação,  competições de rodeio e vários outros assuntos, leia outros artigos do blog da Rodeo West!

Imagem: https://www.shutterstock.com/home