Cavalo Tordilho
Animais

Cavalo Tordilho – Conheça mais

A beleza do cavalo tordilho chama a atenção à distância, seu pelo de uma tonalidade entre o branco e o cinza realmente distingue esse equino dos demais. Para quem tem interesse em conhecer mais sobre essa coloração de pelagem, recomendamos que continue lendo para saber mais sobre esses lindos animais. 

Cavalo tordilho: a beleza da pelagem cinza

Para quem está se perguntando o que é cavalo tordilho, é interessante focar na explicação dessa cor. Trata-se da cor do tordo, que é um tom acinzentado, tanto que em inglês a cor desses animais é definida como gray (cinza). Uma das características mais marcantes desses equinos é a mescla dos pelos brancos com os pelos cinza, em alguns casos, a pelagem branca pode se tornar predominante.

Ressaltamos que existem variações de tordilho, como o tordilho negro ou escuro, tordilho ruano ou ruão e o tordilho vinagre. Os equinos com pelagem tordilha podem apresentar círculos de pelos negros espalhados pelo seu corpo, em particular na parte traseira, algo que lhe confere um visual de cavalo antigo. 

Os tordilhos negros, por exemplo, contam com uma quantidade considerável de pelos escuros distribuídos pelo seu corpo, o que escurece o seu visual. Os tordilhos ruanos apresentam coloração avermelhada em suas manchas. Já os tordilhos vinagre são animais de pelagem branca com pintas que puxam para um tom de marrom. 

Os nomes atribuídos aos diferentes grupos de cavalos com essas características de cor de pelagem variam de região para região. Conforme o tempo passa, a pelagem escura vai perdendo a pigmentação, sendo que na velhice um cavalo escuro pode se tornar praticamente todo branco.

Pelagem tordilha: característica genética

Como explicamos acima, tordilho é uma denominação relacionada à característica de coloração do pelo dos equinos e não necessariamente à raça. Um cavalo tordilho deve ter um dos progenitores pelo menos com essa coloração de pelos, pois é uma característica genética. 

Para se ter uma ideia, a coloração dos pelos dos cavalos é determinada pela combinação de 39 genes, logo, há uma ampla variedade de colorações possíveis. Para algumas raças de equinos a coloração é um aspecto importante para a definição de pureza e atendimento de critérios técnicos determinados por associações de criadores. 

Animais que apresentam pintas ou manchas geralmente são classificados como pelagem e não como uma raça específica. Grande parte das cores dessas raças/pelagens se origina em cavalos ibéricos, contudo, não existem mais em cavalos lusitanos ou espanhóis. Os animais puro sangue árabes não apresentam pelagem pampa, multicolor ou palomina. 

Destacam-se como as pelagens típicas a castanha, alazã e tordilha. A definição oficial de tordilho nesse contexto é de um cavalo branco com pintas levemente mais escuras que imitam um tom de branco sujo. Uma das coisas mais fantásticas em cavalos tordilhos é a sua capacidade de mudar a coloração da pelagem com o passar dos anos, a cor escura vai se tornando branca diante dos olhos do criador.

Pelagem tordilha em diferentes raças

A pelagem tordilha independe da raça de cavalos, podendo ser apreciada em Quartos de Milha, Mangalargas, Pampas, entre outros. Como explicamos ao longo do artigo, essa característica de mescla de pelos escuros com brancos é resultado da genética, de maneira que pode aparecer em maior ou menor grau nos equinos.

Alguns cavalos tordilhos têm um visual quase branco, enquanto outros apresentam uma tonalidade de um marrom claro ou até cinza. A quantidade de pelos escuros e claros de cada animal é que determina esse resultado visual final. Há criadores que preferem os animais com visual mais escuro pelo trabalho que dá para manter os pelos mais claros visualmente limpos.

Dicas para quem tem um cavalo tordilho

Se você tem ou deseja ter um cavalo tordilho, deve ficar atento a algumas questões essenciais de cuidados com esses animais, afinal, equinos de pelo claro demandam uma atenção extra. 

Shampoos para pelos claros

Caso seu cavalo tenha um pelo predominantemente claro, é interessante usar shampoos desenvolvidos para essa característica. Os produtos precisam ter uma capacidade mais profunda de limpeza e de manutenção da claridade dos pelos, evitando o amarelamento. 

Cuide bem do pelo

Tenha uma rotina de cuidados com o pelo do seu cavalo, cuidando para que ele esteja sempre bem penteado e sem os incômodos nós que podem surgir. Um animal de aparência tão forte como o tordilho merece mais carinho nos seus cuidados. 

Repelentes

O uso de repelentes contra moscas e outros insetos é importante para manter a tranquilidade e a saúde do seu cavalo. Indicamos os produtos em spray, que são mais fáceis de aplicar. Nos animais de pelagem clara é mais fácil detectar a presença de insetos, então, se perceber que eles estão incomodando seu cavalo, não hesite em usar o produto.

Gostou de saber mais sobre cavalos tordilhos? Esses animais possuem uma beleza ímpar que merece ser exaltada.

Imagem: https://www.shutterstock.com/