Investir em gado
Agronegócio

Quer investir em Gado? Veja dicas importantes

Investir em gado pode ser uma excelente alternativa de negócio para quem deseja se inserir no setor de agropecuária. Trata-se de um setor da economia que se manteve em crescimento durante a crise e que se mostra futuramente próspero. Continue lendo e confira dicas de como fazer um bom investimento em gado.

8 Dicas importantes para investir em gado

A criação de gados é uma das áreas empresariais que mais se valoriza, oferecendo ótimo retorno para o investidor. No entanto, é fundamental que o criador esteja focado para tomar as melhores decisões para ter um rebanho saudável e um produto de destaque no mercado. Confira as principais dicas a seguir.

1 – Tenha um planejamento

O planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento. O ideal é conhecer os diferentes tipos de gados para escolher o melhor de acordo com a atividade comercial que se deseja desempenhar.

Uma forma de contornar eventuais dúvidas na etapa de planejamento é procurar conteúdo online sobre o tema. Vale dizer que instituições como o Sebrae disponibilizam guias completos sem nenhum custo.

2 – Capital

Com o planejamento bem estruturado, você terá uma ideia de quanto precisará para aquisição da propriedade ideal e dos animais. Coloque todos os custos na ponta do lápis considerando quanto precisará para ter um empreendimento com boa operacionalidade. Uma dica é, no início, dar preferência para raças bovinas de qualidade, mas que tenham preços mais em conta.

3 – Escolha a propriedade ideal

Quando um empresário decide investir em gado, deve ter em mente que a escolha da propriedade terá grande interferência no sucesso do seu negócio. Mais do que focar no valor da propriedade, é essencial observar algumas questões, como o tamanho. A fazenda deve ter hectares suficientes para comportar os animais com conforto, evitando que eles se estressem e isso interfira na qualidade dos seus produtos.

Além disso, a propriedade escolhida deve, ainda, ter água próxima, pasto de qualidade e ser de fácil acesso, mas estar em uma região rural. Os animais precisam do ambiente rural, sem o barulho e a agitação dos grandes centros urbanos, mas, se torna impraticável ficar isolado dos fornecedores e clientes. Então, opte por uma propriedade próxima a estradas com ligação para centros urbanos.

4 – Invista em estrutura e ferramentas

Tendo comprado a propriedade ideal para a criação de gado, é essencial que o empresário invista também na estrutura e ferramentas necessárias para realizar a atividade. Será necessário investir em cercas para manter o gado dentro do espaço adequado da propriedade, além de construir instalações para abrigar os animais.

Também será necessário instalar comedouros e bebedouros, assim como equipamentos para manusear o feno e realizar a ordenha. A propriedade deve contar, ainda, com um espaço especialmente pensado para o tratamento de animais doentes ou para manter os bezerros isolados em seus primeiros meses de vida.

5 – Contrate assessoria veterinária

Os custos para que veterinários façam visitas particulares aos animais são bem mais altos do que os valores de assessorias. Dessa forma, o ideal é contratar uma assessoria veterinária, nesse modelo, o criador realiza pagamentos fixos mensais e conta com visitas regulares e extraordinárias (em casos de urgência e emergência) dos profissionais veterinários.

Ressaltamos que o gado costuma dar bastante trabalho no tocante ao tratamento e prevenção de doenças. Como a criação de gado tem objetivo alimentício, é intensamente fiscalizada pela vigilância sanitária.

6 – Escolha as raças de gado

O sucesso da criação bovina depende da escolha correta de raças de gado para formar o seu plantel. O processo deve ser feito considerando a finalidade que o animal terá, sendo o ideal optar por raças que sejam conhecidas no setor em que se está inserindo. Informe-se sobre o sucesso das raças que está pretendo adquirir em outras propriedades similares à sua.

As raças mais indicadas para quem deseja criar gado de corte são: Galloway, Red Poll, British White, Shorthorn e Hereford. Para quem deseja criar gado leiteiro ou para exposição em leilão, as dicas de raças são: Holstein, Guernseys, Jesey ou Pardo Suíço.

7 – Alimentação do gado

A alimentação do gado é fundamental para garantir a qualidade final do produto, seja carne ou leite. O mais indicado para uma alimentação de qualidade do gado é combinar pasto de qualidade e ração adequada.

Se o pasto da propriedade não for o suficiente, é interessante comprar e plantar para reforçar. Além de ser relevante no tocante à boa alimentação dos animais, também é uma forma de reduzir os custos com alimentação.

8 – Cuide da gestão do empreendimento

O criador de gado, além de dar atenção ao correto manejo dos animais, deve se ocupar da gestão do empreendimento. A criação de gado é um negócio e, como tal, demanda gestão das finanças, reinvestimentos constantes e controle de dados. Além de criador é importante ser um gestor.

Com essas dicas você pode tornar o seu investimento em gado ainda mais lucrativo!