Dia do sertanejo
Curiosidades

Dia do Sertanejo: tradição e cultura espalhada pelo Brasil

Anualmente, o dia do sertanejo é celebrado em 3 de maio, trata-se de uma data que carrega muito significado. A tradição e a cultura originadas no sertão nordestino recebem o devido destaque. Continue lendo para saber mais sobre a data e sua relevância.

Dia do Sertanejo – 3 de maio

O povo sertanejo teve sua origem na região Nordeste e se espalhou por todo o Brasil. Certamente, um dos aspectos mais marcantes dessa cultura é a sua musicalidade. O estilo musical sertanejo nasceu como uma forma de cantar e dar destaque para a vida do homem do campo. Por muito tempo, foi um estilo mais difundido nas cidades do interior.

Com o passar do tempo, essa música foi ultrapassando as barreiras e conquistou a simpatia até mesmo de quem mora na cidade grande. A data de celebração do sertanejo foi criada na década de 1960, através de iniciativa da Rádio Aparecida, que tinha o objetivo de homenagear violeiros do sertão frequentadores das missas da cidade de Aparecida, em São Paulo.

Geraldo Meireles, conhecido como o “Marechal da Música Sertaneja”, propôs em 3 de maio de 1964 que os sertanejos se reunissem anualmente em Aparecida nessa data. O objetivo era que todos juntos celebrassem a música sertaneja e a cultura do homem do campo.

Música sertaneja e a cultura do sertão

Atualmente, há um número considerável de músicas sertanejas entre as mais tocadas no Brasil. Contudo, nem sempre essa foi a realidade desse estilo musical que nasceu no sertão nordestino.

Mais do que um estilo musical, o sertanejo tem sua própria indumentária, pratos típicos e costumes. Podemos dizer que a cultura sertaneja é o resultado da soma desses elementos tão ricos culturalmente.

O ritmo tinha como foco falar sobre a vida do homem no campo e na periferia urbana. Os hábitos, muito falados nas primeiras canções do estilo, representam os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. A primeira música sertaneja da história foi gravada em 1929 por Cornélio Pires. Inicialmente, o estilo focava em contar causos da vida na roça.

Música sertaneja: conheça as diferentes eras do estilo

A seguir iremos apresentar as diferentes eras da música sertaneja que ajudam a entender melhor a evolução do estilo e da cultura que se espalhou por todo o Brasil.

1ª Era da Música Sertaneja – Música Caipira

Nesse primeiro momento, as letras das músicas têm como foco a vida do homem no campo. Muitas músicas enfatizavam as diferenças de viver no interior e nas cidades grandes, demonstrando que a primeira opção era melhor. Dentre as principais duplas desse período estão Vieira e Vieirinha, Torres e Florêncio e Tonico e Tinoco.

2ª Era da Música Sertaneja – Inclusão de novos instrumentos

Essa fase da música sertaneja teve início após o começo da Segunda Guerra Mundial e se caracterizou por incorporar novos estilos musicais como a polca europeia.

Os temas das músicas foram se tornando gradualmente mais amorosos, contudo, ainda mantendo a características de ser autobiográfico. A dupla de maior destaque dessa era foi Milionário e José Rico, que adicionou novos instrumentos como violino e trompete.

3ª Era da Música Sertaneja – Sertanejo Romântico

Nessa terceira era da música sertaneja são adicionados ao estilo a guitarra elétrica e toques do country norte-americano. As músicas agora falam sobre histórias de amor, muitas delas com um ar de amor impossível, temas como sofrimento e solidão tiveram mais espaço. Entre as duplas de maior destaque estão: Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano, João Paulo e Daniel, além do cantor solo Sérgio Reis.

4ª Era da Música Sertaneja – Sertanejo Universitário

Nessa fase, as músicas falam sobre amores que dão certo, além de festa e bebida. É o tipo de música que as pessoas querem ouvir nas baladas e que, por ter se popularizado entre o público mais jovem, passou a ser chamado de universitário.

Embora sejam músicas mais simples do que as das fases anteriores, têm maior poder de arrebatamento do público. Alguns nomes de destaque dessa era são Henrique e Juliano, Luan Santana, Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Cristiano Araújo, entre outros. Vale mencionar que até dancinha esse novo sertanejo tem.

Fase bônus: Feminejo

A presença feminina no sertanejo já existia, porém, cantando os mesmos temas que os homens foi a primeira vez. O que vem se chamando de feminejo é um movimento em que as cantoras estão inseridas no mesmo espaço que os homens e têm o mesmo destaque.

As letras das canções delas vêm ganhando também o viés de promover a união entre as mulheres. Os nomes que mais se destacaram nessa fase são o da eterna rainha da sofrência Marília Mendonça, a dupla Mairara e Maraisa, Simone e Simaria e Naiara Azevedo.

Gostou de saber mais sobre a cultura e a tradição do sertanejo? Qual a sua era preferida?

Fonte imagem: pexels.com