Agricultura 4.0
Agronegócio

Agricultura 4.0: você sabe o que esse conceito significa?

O conceito de Agricultura 4.0 não é mais apenas um vislumbre do futuro, já existem diversas soluções tecnológicas para o campo sendo aplicadas no presente. A tecnologia já transformou diferentes setores da economia, como a indústria e a comunicação, e está em pleno desenvolvimento do ambiente rural. Que tal conhecer mais sobre esse conceito?

Agricultura 4.0: o que esse conceito significa?

A Agricultura 4.0 consiste no conjunto de avanços da tecnologia digital de ponta aplicada ao ambiente rural. Tais tecnologias estão conectadas através de equipamentos, sistemas e softwares que permitem a otimização de todas as etapas de produção agrícola.

O estágio de evolução atual é resultado de muito trabalho realizado ao longo das últimas décadas. Para compreender a Agricultura 4.0, é essencial relembrar essas conquistas anteriores.

Tecnologia aplicada ao setor agrícola: como foi sua evolução?

A agricultura acompanha a humanidade desde que o ser humano deixou de ser nômade. Ao fixar residência, o homem precisou cultivar seus alimentos na terra. Inicialmente, eram empregadas técnicas rústicas e manuais devido a falta de desenvolvimento tecnologia.

O trabalhador rural passou, então, a agregar às suas atividades ferramentas que auxiliavam na produção dos alimentos. Para se ter uma ideia, até o século 18, a agricultura era realizada predominantemente com o auxílio de bois e cavalos como forma de tração. A semeadura, por sua vez, era feita à mão e com enxadas. Esses processos eram bastante limitantes em relação à produtividade.

Revolução Industrial: início do desenvolvimento tecnológico do campo

A Revolução Industrial, ocorrida no século 18, contribuiu para o avanço tecnológico no campo. O desenvolvimento das grandes indústrias corroborou para o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a otimização de processos rurais.

Veículos gigantescos movidos a vapor – que podiam pesar até 20 toneladas – passaram a ser utilizados nos processos de cultivo da terra. Esse processo ficou conhecido como Mecanização do Campo.

Século 20

A virada para o século 20 representou um grande salto tecnológico para o campo, com a introdução do motor à combustão. Máquinas movidas à gasolina passaram a substituir a tração animal. Em paralelo, também foram desenvolvidas pesquisas mais amplas a respeito do uso de defensivos e fertilizantes.

Os novos modelos de tratores passaram, então, a substituir os já defasados movidos a vapor, contribuindo para o aumento do potencial produtivo do campo. Esses equipamentos passaram a ser empregados no reboque e reabastecimento de colheitadeiras, semeadeiras, pulverizadores, entre outros. A mecanização passou a fazer parte de todas as etapas do processo produtivo agrícola.

Software e Hardware

A tecnologia da informação passou por significativo desenvolvimento nos últimos anos, refletindo em aperfeiçoamentos da aplicação da tecnologia nas fazendas. Os recursos tecnológicos são utilizados, atualmente, como um conjunto bem ordenado, focando na otimização dos processos. A comunicação e os processos são bastante facilitados pelo advento de softwares e hardwares mais avançados.

A partir da década de 1990, a internet ganhou cada vez mais espaço e contribuiu para o aumento do potencial de integração em diferentes âmbitos. Foram criados diversos sistemas e soluções que permitiram a conquista de um ritmo produtivo mais acelerado no campo.

Agricultura 4.0: aplicações atuais da tecnologia no campo

O termo Agricultura 4.0 é derivado de Indústria 4.0 que, por sua, vez designa a automatização e otimização de processos no âmbito industrial. O conceito 4.0 na agricultura se estende muito além da mecanização do campo. Ele abarca decisões e operações alinhados com bases de dados referentes ao clima, lavoura, terra, entre outros.

Também faz parte desse conceito a automação de processos por meio de dispositivos conectados e integrados. Esse tópico se relaciona especialmente com o conceito de Internet das Coisas (IoT do inglês Internet of Things). Profissionais e equipamentos atuam de forma conectada e integrada para alcançar os melhores resultados com os recursos que possuem.

4 bases da Agricultura 4.0

O conceito de Agricultura 4.0 se baseia em quatro pilares que são:

  • Gestão com base em dados;
  • Foco na sustentabilidade;
  • Produção partindo de novas ferramentas e técnicas;
  • Profissionalização.

Na Agricultura 4.0, são utilizados recursos tecnologicamente mais desenvolvidos, como a comunicação entre máquinas (M2M), conectividade entre dispositivos móveis, técnicas de análise e armazenamento na nuvem.

Recursos já utilizados na Agricultura 4.0

Alguns recursos já estão sendo amplamente empregados para o desenvolvimento da agricultura, saiba mais sobre eles abaixo:

Análise do clima

O bom desenvolvimento da agricultura depende da coleta e manejo dos dados do clima. Há métodos de coleta frequente e organizada de dados meteorológicos para melhor aproveitamento das condições climáticas.

Drones

O uso de drones está cada vez mais comuns em fazendas para a observação de grandes áreas de cultivo. A partir das imagens geradas, é possível detectar eventuais problemas como, por exemplo, doenças que acometem as plantações.

Piloto automático

Bastante utilizado para otimizar o uso de máquinas para manejo da plantação.

Telemetria

Partindo de dados de GPS, é possível fazer a delimitação de terras para operações de cuidados com eventuais doenças na plantação, por exemplo.

Há uma série de tecnologias ganhando cada vez mais espaço na Agricultura 4.0, o futuro já chegou!

Fonte imagem: werkey.co