Origem do Gado Canchim
Animais

Gado Canchim: raça bovina tipicamente brasileira

O Gado Canchim se destaca dentre as raças bovinas por ser tipicamente brasileira. No artigo a seguir você poderá saber mais sobre a raça, conhecendo as suas particularidades e características mais benéficas. 

Origem do Gado Canchim

A raça canchim se originou a partir da junção da produtividade do gado charolês com a rusticidade do nelore. Esse cruzamento objetivava reunir essas duas características tão valorizadas para ter um animal com grande potencial de produção e excelente resistência. 

É interessante pontuar que a escolha da raça charolesa para a origem do canchim se deve ao fato de que essa é uma raça europeia com bons resultados de corte e com boa adaptação às condições climáticas do nosso país. 

Principais características do Gado Canchim

O desenvolvimento da raça bovina canchim teve como objetivo central obter maior e melhor produtividade de carne nas condições proporcionadas pelo país. Dessa forma, as características buscadas tinham o foco central nos resultados produtivos. 

O cruzamento de touros canchim e vacas aneloradas cumpre totalmente essa função, levando à produção de novilhos precoces. O gado canchim se destaca nesse sentido em comparação com outras raças. 

Comparativamente com touros de raças zebuínas, o touro canchim leva à produção do mesmo número de bezerros, no entanto, com melhor qualidade. Os bezerros nascem mais pesados. Já em comparação com touros de raças europeias, os exemplares canchim produzem bezerros com o mesmo peso, mas em maior quantidade.

Novilhos precoces

Os novilhos precoces – resultantes do cruzamento das vacas aneloradas e touros canchim – podem ser abatidos até os 18 meses de idade. Para que isso seja possível, é necessário que sejam mantidos em confinamento a partir da desmama. Caso sejam confinados na terminação, podem ser abatidos com 24 meses. Se forem criados exclusivamente no pasto poderão ser abatidos aos 30 meses. 

Requisitos do canchim para corte

Os requisitos revistos há alguns anos que permitem enquadrar o gado canchim como uma excelente raça para a pecuária de corte são os seguintes:

– Ganho precoce de peso;

– Maturidade sexual precoce;

– Acabamento precoce da carcaça.

Uma das consequências dessa revisão foi a obrigatoriedade da medida da circunferência escrotal para o registro dos machos. Existe uma relação direta entre o tamanho da circunferência escrotal e o ganho de peso e atingimento da maturidade sexual dos filhos do reprodutor.

Seguindo essa linha, o regulamento das exposições tem focado consideravelmente na seleção de reprodutores que tenham essas características de precocidade. Há a solicitação do certificado de prenhez para a seleção de fêmeas que tenham menos de 21 meses e exame andrológico para os machos com menos de 18 meses de idade. A raça canchim foi pioneira na adoção desses critérios.

O padrão da raça

De acordo com os padrões adotados pela Associação Brasileira de Criadores de Canchim – ABCCan, os animais da raça canchim, devem ter porte médio e formato quase cilíndrico, com destaque para o maior volume concentrado no traseiro. Entre as outras características recorrentes estão:

– Pelagem de cores cinza, branca e vermelha;

– A pele deve ser solta, ter tonalidade escura e ser abundante;

– Os pelos devem ser curtos, com boa densidade e brilho;

– Os chifres têm formato oval;

– As orelhas têm tamanho médio;

– Os olhos apresentam coloração castanha;

– O dorso e o lombo são largos, retos e grandes;

– Tem focinho tom rosa esfumado;

– O pescoço tem comprimento médio;

– O peito é largo, profundo e liso;

– O umbigo tem tamanho médio;

– Os cascos apresentam uma boa base, sendo bem conformados. Podem ter coloração clara, escura ou rajada;

– A cabeça apresenta forma de ataúde, possui tamanho, peso e largura médios.

Cruzamento industrial para a produção do gado canchim

Para chegar à formação do gado canchim, a raça zebuína que mais contribuiu foi a indubrasil. No entanto, também foram usados animais de raças como nelore e guzerá. A preferência pelos animais indubrasil se deu pela facilidade de ter um plantel numeroso. 

A adoção de programas de cruzamentos alternados tinha como objetivo melhorar a genética da raça, gerando assim maior variabilidade. Também permitiu identificar um esquema de cruzamentos mais benéfico para obter animais de qualidade superior. 

Ganho de peso pelo gado canchim

Através de estudo acadêmico realizado com o gado canchim foi possível constatar sua facilidade de ganho de peso, independentemente das condições oferecidas. Trata-se de um ponto muito relevante para a escolha de uma raça de gado de corte. Os animais utilizados no estudo foram mantidos em condições convencionais, sem nenhum tipo de cama e expostos a diferentes condições.

Comparativamente com machos de outras raças, o canchim apresentou excelente desenvolvimento corporal e ganho de peso, tendo superado outras raças tradicionais. Por ter sido desenvolvido com o foco de ser uma raça de pecuária de corte, é fácil compreender porque o canchim apresenta o ganho rápido de peso.

Gostou de saber mais sobre o gado canchim? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais informações sobre outras raças e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pixabay.com