Boi Angus: animais destaque na pecuária de corte
Animais

Boi Angus: raça com grande destaque na pecuária de corte

A pecuária é uma das atividades mais rentáveis do agronegócio brasileiro que tem a qualidade da sua carne reconhecida mundialmente. O Boi Angus é uma das raças bovinas que contribui para essa fama positiva que nosso país construiu nesse mercado. Continue lendo para conhecer mais sobre essa raça de grande destaque.

Boi Angus: conheça mais sobre a raça

O setor de pecuária de corte é um dos mais desenvolvidos no Brasil e vem ganhando cada vez mais relevância no contexto econômico. Há algumas raças bovinas que contribuem mais significativamente para esse sucesso e entre elas podemos citar a Angus, também conhecida como Aberdeen Angus. Conheça mais sobre essa raça a seguir.

Origem

A raça bovina Angus tem origem europeia, a criação desses animais era concentrada na Escócia durante o século 19. No entanto, nesse período, os rebanhos de Angus não tinham elementos padronizados de identificação. Essa raça se tornou oficialmente reconhecida somente em 1835, quando se espalhou pelos Estados Unidos e América Latina.

Angus no Brasil

O boi Angus chegou ao Brasil apenas em 1906, primeiro na região Sul. Aos poucos os rebanhos desse gado foram crescendo e chegando a outras regiões como a Sudeste. O primeiro registro de rebanhos Angus no Sudeste é de 1976. Atualmente, essa raça bovina tem grande participação no setor de produção de carne brasileiro.

Características do boi Angus

Trata-se de um animal de aparência bastante peculiar, sua cabeça é pequena e seu pescoço curto. O corpo tem formato cilíndrico e seu peito é bastante largo e forte. Pode apresentar dois padrões de cor de pelagem, vermelho ou preto. Ambas as variedades apresentam ótima produção de carne de qualidade.

Variação Red Angus (pelagem vermelha)

O nome Red Angus se deve à pelagem vermelha dessa variação. Acredita-se que se trata do resultado do cruzamento com gados longhorns ingleses. Dois animais Angus de cor preta podem dar origem a um animal de pelagem vermelha. Os pelos avermelhados são resultantes do gene recessivo dessa coloração.

A carne produzida por essa variedade é reconhecida por sua extrema qualidade. Os criadores gostam particularmente dos animais Red Angus pela sua maior resistência ao calor. Sendo o Brasil um país tropical, essa é uma característica relevante e um dos fatores que torna possível a presença desses animais nas diferentes regiões do nosso território.

Peso

Os animais dessa raça são considerados de grande porte, sendo que as vacas podem pesar entre 600 e 700 kg e os touros podem chegar a marcas de peso entre 800 e 900 kg. Por serem animais de grande porte, entregam elevada produção de carne e se destacam pelo ótimo retorno financeiro que podem entregar aos criadores.

Vantagens do boi Angus

A raça bovina Angus tem grande participação no setor pecuário de corte brasileiro pelas inúmeras vantagens que oferece para os criadores, confira abaixo as principais:

– Machos com ótima taxa de fertilidade e ganho fácil de peso;

– Intervalo curto entre um parto e outro potencializando a produtividade;

– As vacas dessa raça são excelentes produtoras de leite, ou seja, têm excelente habilidade materna;

– Os animais dessa raça são precoces, atingindo a puberdade mais cedo. De maneira geral, os animais Angus podem ser abatidos com 24 meses, sendo criados por 18 meses em confinamento e o restante do tempo em pastagens;

– Rusticidade, essa característica torna esses animais mais facilmente adaptados às condições do clima;

– Carne de qualidade (o gado Angus oferece carne de excelência).

A qualidade da carne Angus

Juntamente a outras raças taurinas, a Angus se destaca pela grande qualidade que entrega. O ponto diferencial está no marmoreio, essa carne é considerada macia e suculenta e, dessa forma, é mais saborosa. Possui de 3mm a 6mm de espessura de gordura. A produção de carne Angus no Brasil atende tanto o mercado interno quanto o externo.

Os animais dessa raça têm temperamento dócil, algo que facilita o manejo. Também têm facilidade para se adaptar a diferentes climas, um ponto relevante se considerarmos a variedade climática do nosso país.

Exatamente por esses motivos, é uma carne que faz muito sucesso no mercado e contribui para que o Brasil se destaque como um grande produtor mundial, em termos de quantidade e qualidade.

A carne Angus tem suculência e sabor únicos, além de ser uma ótima alternativa nutricional. Realmente, a criação dos animais dessa raça têm impulsionado o empreendimento pecuário nacional.

Excelente negócio!

Há cada vez mais criadores investindo na raça bovina Angus, em especial pelo seu excelente retorno financeiro. Trata-se de uma das raças consideradas com retorno mais certeiro para recriadores e terminadores. Também é uma opção relevante para quem atua com foco na área de genética, podendo dar origem a animais fortes e com características positivas para o mercado pecuário.

Gostou de conhecer mais sobre a raça de boi Angus? Aproveite para conferir outros conteúdos e novidades do universo country no blog da Rodeo West!

Fonte imagem: pexels.com