Cria, recria e engorda
Animais

Cria, recria e engorda: quais as diferenças entre essas fases?

Cria, recria e engorda são as três fases em que a bovinocultura é dividida. As propriedades em que essas três etapas são colocadas em práticas realizam o chamado ciclo completo. Continue lendo para entender melhor cada uma dessas etapas e quais são as diferenças entre elas.

Cria, recria e engorda: as três etapas da bovinocultura de corte

A pecuária de corte é dividida essencialmente em três etapas: cria, recria e engorda. Nos casos em que as três etapas são trabalhadas pela propriedade se tem o chamado ciclo completo. Devemos fazer o adendo de que a pecuária, assim como outras atividades, possui especialidades de acordo com o ciclo de vida dos animais.

Cada uma das etapas mencionadas possui um perfil produtivo e um produto final distintos. A seguir você poderá conferir as especificidades de cada uma das etapas:

Cria

Visa a fertilidade de matrizes, tem maior desfrute e os bezerros são mais pesados.

Recria

Tem o foco no desenvolvimento dos animais, nessa etapa acontece a formação da estrutura e o boi é recriado em menor espaço de tempo.

Engorda

Caracteriza-se pelo aumento do peso em curto prazo, é a etapa da finalização da carcaça e destaca-se pelo boi gordo.

Especialização

Na criação de gado, há criadores que focam na produção de uma determinada etapa, visando potencializar sua lucratividade. Trata-se de atender a um ciclo produtivo específico.

Esse tipo de prática facilita o manejo e reduz os custos por permitir uma gestão especializada. Basicamente, isso significa que alguns criadores focam na criação de bezerros, outros na venda de matrizes para melhoramento genético e outros apenas fazem a terminação.

Cria, recria e engorda: quais são as diferenças?

A seguir apresentaremos mais detalhadamente as diferenças entre as fases de criação de gado.

Cria

Essa fase é dominada pelas fêmeas em reprodução e pode incluir a recria das fêmeas para realizar a reposição, aumento do rebanho e posterior venda. Nessa fase está compreendida desde a reprodução (incluindo a inseminação e a identificação da gestação) até a etapa de crescimento e a desmama dos animais que ocorre entre sete e oito meses de idade.

Os machos geralmente são vendidos assim que desmamam, entre sete e nove meses de idade. O foco das atividades da etapa de cria é ter uma produção em maior quantidade e maior qualidade. A lucratividade dessa fase está relacionada à taxa de prenhez e desmama das fêmeas.

Recria

Trata-se da fase mais longa e desafiadora da criação de gado. Nessa etapa o criador deve focar seu esforço em desenvolver o animal para que ele possa expressar todo o seu potencial genético. Nessa fase, os animais devem apresentar conformação e estrutura com ganho de peso no menor tempo possível.

Quando o desenvolvimento do animal não é feito adequadamente, o processo de engorda é bastante prejudicado. O desenvolvimento nessa etapa se apoia bastante na alimentação oferecida aos animais. Os criadores devem dar ênfase a uma alimentação rica em nutrientes. O acompanhamento de um veterinário especializado é fundamental.

Engorda

A engorda é uma fase rápida em que os animais passam por um processo de ganho de peso acentuado. Há deposição de gordura na carcaça nessa etapa. Devido a questões fisiológicas, a deposição de gordura exige maior dispêndio de energia por parte dos animais. Essa é uma fase que demanda maiores custos e atenção por parte dos criadores.

Geralmente, esses animais são encaminhados para um sistema de confinamento ou semiconfinamento. O objetivo é auxiliar no ganho de peso dos animais e bom acabamento da carcaça.

Diferenças

As diferenças entre as três etapas se concentram no objetivo final e nas atividades empreendidas em cada fase. Para decidir por uma dessas etapas, é interessante que o criador considere com qual delas tem maior afinidade. Considere os recursos disponíveis para ponderar qual etapa do ciclo é mais fácil de ser realizada na sua propriedade.

Lembrando que o ciclo completo reduz a dependência do mercado, mas também demanda maior investimento e estrutura para que todas as etapas possam ser realizadas com excelência. Essa é uma escolha que deve ser feita considerando o que se tem disponível.

Ciclo completo de criação de gado

Há pecuaristas que trabalham com o chamado ciclo completo, ou seja, cria, recria e engorda. As propriedades que adotam o ciclo completo dependem menos das oscilações do mercado. Contudo, também apresentam maior complexidade de manejo. Dessa forma, é essencial que haja uma boa estrutura de gerenciamento da propriedade para focar no ciclo completo.

A setorização de atividades, isto é, focar em uma etapa específica, é válida para propriedades de menor porte e para criadores que desejam fazer um investimento menos significativo no processo. Os processos mais curtos tendem a ser menos dispendiosos quando fazemos uma comparação entre as três etapas.

Agora você já sabe quais são as diferenças entre cria, recria e engorda!

Fonte imagem: pexels.com