Quando é celebrado o dia dos animais?
Animais

Dia dos Animais – dicas para o cuidado da saúde deles

Anualmente, o Dia dos Animais é celebrado em 04 de outubro, como uma homenagem ao seu santo protetor, São Francisco de Assis. Essa data foi escolhida por ter sido o dia em que o santo faleceu, no ano de 1226.

Continue lendo para saber mais sobre a celebração e confira dicas para cuidar bem dos seus amigos bichos.

Dia dos Animais

A determinação do dia 04 de outubro como Dia dos Animais se deu durante o Congresso de Proteção Animal, realizado em Viena, na Áustria, em 1930. Contudo, foi a partir de 1978 que a celebração alcançou maiores proporções em decorrência da publicação da Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

O documento foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e tem como principal mensagem que o ser humano deve proteger e respeitar os animais. O bem-estar dos animais deve estar entre as principais preocupações do ser humano.

Dicas de como cuidar da saúde e bem-estar dos animais

Embora o Dia dos Animais seja celebrado somente em 04 de outubro, devemos nos atentar para os cuidados com o bem-estar deles todos os dias. Pensando nisso, listamos algumas dicas fundamentais para cuidar de diferentes animais, desde cachorros e gatos até cavalos.

Vamos conferir como tornar a vida dos pets muito mais feliz?

1 – Alimentação balanceada

Oferecer alimentação adequada é determinante para a boa saúde de diferentes espécies de animais. É importante citar que espécies diferentes têm demandas distintas, ou seja, a alimentação deve ser adequada ao seu pet. No caso de criadores, como os de cavalos e gados, é importante haver um acompanhamento nutricional por um especialista. 

Os veterinários recomendam que a alimentação dos animais seja elaborada observando questões como idade, características corporais e desenvolvimento de doenças. Os pets devem receber alimentação adequada para que possam se desenvolver com saúde.

2 – Estrutura adequada

Outro cuidado de grande importância para a boa saúde dos animais é oferecer a eles um local adequado para se abrigarem das intempéries do tempo. Seus pets devem ter um espaço confortável para se proteger do sol, da chuva, do frio, enfim, uma estrutura mínima para viverem de forma saudável. 

O espaço destinado aos animais deve ser limpo e ter uma área específica para fazerem as suas necessidades fisiológicas. É dever do tutor manter o espaço sempre higienizado para evitar, assim, que o pet esteja em contato com potenciais agentes infecciosos e que causem prejuízos para a sua saúde.

3 – Liberdade para a expressão de comportamentos naturais

A saúde mental e emocional dos animais também deve ser considerada no que tange ao seu bem-estar geral. Dessa forma, é determinante que os animais possam manifestar comportamentos naturais, ou seja, instintivos. Isso permite que eles sejam mais felizes e menos estressados. 

É essencial, ainda, que os animais tenham um local em que possam explorar os seus sentidos e se movimentar com liberdade. Conviver com outros animais da mesma espécie contribui para que esse comportamento natural ocorra com maior facilidade.

Os criadores devem se atentar para a construção de uma estrutura adequada para comportar seu plantel e ter espaço suficiente para que eles possam viver plenamente.

4 – Compartilhamento de espaço com outros animais ou não

Antes de determinar que seu pet irá dividir espaço com outros animais, é essencial compreender se isso é ou não natural para ele. Há animais que não só se adaptam bem à presença de outros animais, como anseiam por isso. No entanto, para outros, essa convivência pode não ser tão agradável quanto se espera.

Então, antes de qualquer coisa, é preciso que o tutor analise alguns pontos, como a idade, o sexo, a personalidade e a existência de alguma limitação física do pet. No caso de quem tem cachorros, por exemplo, esse é um tópico relevante para evitar que adquiram comportamentos violentos com os companheiros de lar. 

Mas, não se apegue a máximas, como “cachorro e gato não podem conviver”, pois em alguns casos eles se tornam até mesmo melhores amigos. É importante ter paciência e fazer testes.

5 – Acompanhamento médico

Os animais, assim como os seres humanos, estão sujeitos a ficar doentes, ter desconfortos e dores. Para evitar o sofrimento dos seus animais, é indicado oferecer a eles acompanhamento veterinário. Consultas de rotina, vacinação em dia e exames frequentes previnem doenças e podem prolongar o seu tempo com seus pets.

Visando a manutenção da boa saúde dos animais, é importante ainda se atentar para a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação. Faz parte dos cuidados com seus animais oferecer a eles uma estrutura em que possam se desenvolver com o mínimo de estresse. 

Gostou de saber mais sobre como cuidar bem dos seus pets? Neste Dia dos Animais ofereça o melhor para eles, assim como no restante do ano também!