Semana do meio ambiente: atitudes importantes para colaborar com sua preservação
Curiosidades

Semana do Meio Ambiente: atitudes simples que colaboram com sua preservação

A Semana do Meio Ambiente é realizada anualmente em junho desde 1981. Uma forma de celebrar esse momento é adotar atitudes simples que ajudem na preservação do planeta. Como você pode fazer a sua parte na sua fazenda? Continue lendo e entenda!

Semana do Meio Ambiente: dicas de atitudes simples que ajudam na preservação

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, por esse motivo a primeira semana do mês foi a escolhida para a celebração semanal. Confira a seguir dicas de atitudes simples que podem ajudar a preservar o mundo à sua volta.

1 – Entenda o conceito de sustentabilidade rural

A primeira atitude para tornar a sua fazenda mais sustentável é entender o conceito de sustentabilidade rural e como aplicá-lo à sua realidade. Esse conceito se estrutura em três bases sólidas: respeitar o meio ambiente, focar no desenvolvimento econômico e se informar a respeito de questões sociais relevantes.

Logo, o conceito tem como seu fio condutor encontrar um método que permita maior produtividade e mais lucros com o uso de menos recursos naturais. O processo de sustentabilidade também diz respeito a observar o bem-estar dos funcionários e das pessoas que moram no entorno da propriedade.

2 – Opte por energias renováveis

Para quem deseja tornar a sua fazenda mais sustentável, é importante buscar por fontes de energia renováveis. Além de impactar menos a natureza, é uma alternativa mais econômica.

Uma boa estratégia é adotar o uso de placas solares para abastecer a sede e demais instalações da propriedade com energia. Os combustíveis derivados de petróleo podem ser substituídos por etanol e biodiesel. Ser sustentável ajuda a diminuir os gastos no fim do mês.

3 – Atenção com o desperdício

Nos dias de hoje muito se fala sobre a provável escassez de recursos naturais essenciais para a sobrevivência do ser humano como a água, por exemplo. Essa situação-limite da qual nos aproximamos foi causada pelas próprias ações humanas. O desperdício de recursos é uma das ações mais desastrosas empreendidas pelo ser humano.

Caso o ritmo de consumo de água se mantenha como está, as próximas gerações enfrentarão períodos longos de seca. Uma das atitudes mais relevantes que os fazendeiros podem tomar para contribuir com a preservação do meio ambiente é ter cuidado com o desperdício.

O ideal é usar apenas o necessário para a produção, tudo o que se usa a mais configura desperdício. A otimização de processos, como o de irrigação, também contribui para a redução de custos gerais.

4 – Cuidado com o descarte de embalagens e resíduos

Sua fazenda tem uma rotina adequada de descarte de embalagens e resíduos? Essa é uma questão bastante impactante quando o assunto é poluição. Já existe uma série de processos de reciclagem para o tratamento desse tipo de material. Mas, para que sejam colocados em prática é necessário que o material chegue às unidades de processamento.

Quando esse tipo de embalagens e resíduos são descartados incorretamente podem gerar a contaminação do solo e também de lençóis freáticos. Inclusive, a própria fazenda é uma das primeiras a ser afetada por esse tipo de contaminação. O solo pode se tornar ruim para o cultivo e a água imprópria para a irrigação.

5 – Prefira alternativas aos agrotóxicos

Combater as pragas nas plantações é essencial para manter a produtividade da propriedade. No entanto, usar constantemente agrotóxicos pode ser bastante prejudicial para o meio ambiente e até mesmo comprometer a qualidade dos alimentos produzidos.

Há a possibilidade de investir em estratégias naturais de combate às pragas. Para isso, é importante contar com a orientação de um profissional e a investigação de qual é exatamente o problema que está incidindo sobre a sua plantação. Podem ser utilizados insetos, adubos verdes e outros.

6 – Aposte na rotação de cultura e pastos

Uma técnica muito antiga de manejo que até hoje é uma das eficientes para potencializar a produtividade da sua propriedade rural. O revezamento do tipo de cultura plantada permite que o solo se recupere de forma a renovar os seus nutrientes diminuindo a sua dependência do uso de agrotóxicos e fertilizantes.

No tocante aos pastos, o ideal é utilizar uma técnica de manejo que evite que os animais pisoteiem sempre o mesmo solo, pois isso pode retirar as suas propriedades naturais. Quanto mais preservar, o solo natural mais proveito será possível extrair dele.

7 – Use a tecnologia como uma aliada

A tecnologia pode e deve ser usada como uma aliada para que as fazendas se tornem mais produtivas e seus processos possam ser otimizados. Contar com o auxílio da tecnologia é fundamental para evitar retrabalhos e repetições desnecessárias que podem levar a prejuízos e desperdício de recursos.

A sustentabilidade é essencial para preservar o meio ambiente, mas também representa a oportunidade de economizar na condução de suas atividades agrícolas.

Gostou de conhecer atitudes simples que podem ajudar na preservação do meio ambiente no ano todo? Aproveite e compartilhe o conteúdo para mais pessoas se informarem sobre a Semana do Meio Ambiente!

Fonte imagem: pexels.com