Pododermatite bovina
Animais

Pododermatite bovina: como tratar e prevenir?

Doença comum entre os bovinos leiteiros, a pododermatite bovina é uma lesão nos cascos que é do tipo infecciosa. No artigo a seguir você poderá se informar melhor a respeito dessa enfermidade, como tratá-la e preveni-la. Vamos começar a leitura?

O que é pododermatite bovina?

A pododermatite bovina é uma doença que acomete um número considerável de bovinos leiteiros. Trata-se de uma lesão do tipo infecciosa que se manifesta no casco dos animais, geralmente é resultado de exposição a superfícies irregulares com pedras ou pasto seco. Além disso, ambientes úmidos e com más condições de higiene também podem desencadear o problema.

Essa doença gera desconforto, dores e febre nos animais acometidos, desencadeando uma série de prejuízos para os produtores. Os sintomas incluem redução da produção de leite, perda de fertilidade, perda de peso e elevação na taxa de descarte. O ideal é que o produtor fique atento à área de manejo para identificar e evitar que a doença se manifeste.

Dicas para prevenir a pododermatite bovina

A seguir listamos algumas dicas especiais para prevenir a pododermatite bovina, evitando que se torne um problema na sua propriedade.

Evite concreto

No tocante aos pisos, o ideal é evitar superfícies muito duras. A terra é uma superfície que absorve o impacto de locomoção da pata do boi. O concreto não é uma boa alternativa porque devolve o impacto para o casco e isso pode ajudar a agravar as lesões.

Acesso diário a pisos de terra

É interessante que os animais tenham acesso diário a pisos de terra que sejam bem drenados e que não tenham detritos. Essa dica é válida tanto para os animais confinados quanto para os que são criados no pasto.

Evite longos períodos sobre o concreto

É importante evitar que os animais fiquem em pé por longos períodos em pisos de concreto como em salas de espera ou de ordenha. Esse período parados esperando pode contribuir para agravar o problema.

Atenção ao nível de conforto

O criador deve ficar atento ao nível de conforto a que os animais têm acesso. Uma forma de identificar esse quesito é observar a proporção de vacas deitadas tanto no sistema de confinamento quanto nas criações a pasto.

Casqueamento

O criador deve ter o cuidado de fazer o casqueamento e o pedilúvio nos animais desde a tenra idade.

Limpeza

O ambiente em que os animais ficam deve ser mantido sempre limpo e devidamente higienizado. O chão deve ser mantido sempre limpo e seco para não prejudicar os cascos deles.

Nutrição

Indicamos que seja mantida uma nutrição focada em nutrientes como zinco, fibras, cálcio e vitaminas D e E. A alimentação dos bovinos deve ser balanceada para reduzir a vulnerabilidade do sistema imunológico.

Tratamento da pododermatite bovina

O acompanhamento dos animais por um veterinário é essencial para garantir que problemas de saúde, como a pododermatite bovina, não se agravem. Essa condição pode evoluir rapidamente e, dessa forma, é importante dar início ao tratamento o quanto antes.

É necessário que um especialista analise as lesões no casco dos bovinos para identificar se é ou não um problema contagioso. Caso seja uma doença infectocontagiosa, é essencial isolar os animais afetados para que não transmitam aos demais. Os bovinos com pododermatite bovina devem ser mantidos em um local seco para evitar que o casco amoleça. Dessa forma, se evita a dificuldade de cicatrização.

O tratamento é feito através do uso de antibiótico sistêmico por um longo período de ação. Somente com tratamento prolongado é possível obter a cura bacteriológica. Esse tratamento também inclui solução tópica no casco. É essencial fazer a limpeza e a curetagem do local para que seja possível remover os tecidos necrosados.

O medicamento utilizado deve ter ação rápida para recuperar a boa saúde do casco do animal. Fica a dica de que existem medicamentos que, além de rápida ação, não demandam o descarte do leito do animal com pododermatite bovina. Opções que demandem aplicação única são mais indicadas para facilitar o manejo.

Manutenção da limpeza

A melhor forma de evitar que a pododermatite bovina se torne um problema na sua criação é ficar atento à limpeza dos ambientes e aos cuidados com os animais. Ofereça sempre o máximo conforto e bem-estar para que os bovinos se mantenham com boa saúde. Ao identificar qualquer tipo de lesão no casco chame um veterinário para uma análise prévia.

Quanto antes o tratamento for iniciado, menor será o prejuízo e as chances de haver uma infestação. O cuidado com o rebanho se reflete em uma produção de qualidade e com o mínimo de impacto possível na qualidade de vida dos animais. Higiene e conforto são as bases para desenvolver uma produção de qualidade. Seus animais agradecem.

Gostou de saber mais sobre como tratar e prevenir a pododermatite bovina? navegue pelo blog Rodeo West para conferir mais conteúdos informativos e dicas.

Fonte imagem: pexels.com