Pelagem de Cavalos
Animais

Pelagem de cavalo – Conheça alguns padrões que são raros de encontrar

Quando o assunto é pelagem de cavalo, você pensa diretamente em castanho, tordilho e alazão? Saiba que, embora esses padrões sejam mais comuns, não são os únicos encontrados. Continue lendo e descubra mais sobre as curiosidades e beleza de padrões raros. 

Pelagem de cavalo: conheça mais sobre os padrões raros

Há um amplo leque de variações dentro dos padrões de pelagem de cavalo, em especial entre raças distintas. Trata-se de um tópico bastante interessante para quem é criador e entusiasta de equinos. A seguir vamos focar na apresentação dos padrões mais raros de serem avistados. 

Flaxen

Padrão de pelagem visto em equinos castanhos ou alazões, pode ser facilmente confundido com Palomino. Nesse caso, somente os pelos da crina e da cauda têm aparência iluminada. A pelagem do corpo do cavalo flaxen mantém seu tom castanho ou alazão normal. 

Os estudiosos acreditam que essa pelagem seja uma característica transmitida hereditariamente, mas ainda não existe uma confirmação a respeito. Há muitos pesquisadores dedicados a entender melhor sobre o assunto. 

Rabicano

Cavalos com padrão rabicano podem facilmente ser confundidos com aqueles de padrão roan. O que diferencia esse padrão é um conjunto muito específico de manchas brancas que se manifestam na base da cauda do cavalo. Além disso, apresenta pelos brancos salpicados na barriga e no flanco do animal. 

A versão mais branda desse padrão apresenta somente uma camada branca de pelo na base da cauda. Já em uma versão mais extrema, o rabicano chega próximo ao visual de um roan clássico, no entanto, há diferenças entre os genes responsáveis por essa aparência. Outros nomes pelos quais o rabicano pode ser conhecido são: “coon tail”, “ticking” e “skunk tail”.

Bend-Or Spots

Os animais com esse padrão de pelagem apresentam manchas, pequenos pontos pretos, que podem ser confundidos com manchas de sujeira ou gordura. Essa característica se sobressai visualmente em cavalos de cores claras, como alazão e Palomino. Não há certeza sobre o que causa essas manchas. O nome do padrão foi dado como uma homenagem a um cavalo garanhão puro-sangue de 1877. 

Birdcatcher Spots

Outro padrão de pelagem que foi nomeado em homenagem a um cavalo puro-sangue. Nesse caso, as manchas em questão são brancas e costumam aparecer em conjunto e não de forma solitária. Cavalos com esse padrão costumam ter um visual interessante. Os cientistas também não sabem explicar o motivo pelo qual esses equinos têm essas manchas.

Overo Patterns

O Overo Patterns se destaca por ser o único padrão Pinto a ser reconhecido pela American Quarter Horses Association (Associação Americana de Cavalos Quarto de Milha), algo muito importante se considerarmos que essa está entre as raças de cavalos de maior relevância no mundo. 

A aparência do branco extremamente claro é tido como um cuidado diferenciado para um cavalo Quarto de Milha, em especial para o seu registro. Ressaltamos que estão inclusos os subpadrões: splash-white, frame e sabino. 

Overo Patterns (Subpadrão Frame)

Esse subpadrão se caracteriza por ter uma mancha branca envolvida por uma moldura branca. Nesse padrão, os animais costumam ter o rosto branco e pelo menos uma de suas pernas de um tom escuro. A distribuição das manchas costuma ser bastante irregular.

Overo Patterns (Subpadrão Splash-White)

Nesse caso, o branco tem início na parte inferior e sobe pelo seu corpo. As marcas têm boa nitidez, possuindo bordas lisas. Os olhos costumam ser azuis. 

Overo Patterns (Subpadrão Sabino)

Nesse subpadrão, os cavalos costumam apresentar marcas no rosto, além de uma mancha branca que pode estar no seu lábio inferior ou no seu queixo. Normalmente, esses animais apresentam ainda uma perna branca e pelos ruivos intercalados no seu dorso. 

Padrão Brindle: Exemplo de quimerismo

O padrão brindle de Quartos de Milha é considerado bastante raro, sendo resultado de um quimerismo. Para quem não conhece, esse conceito refere-se a indivíduos originados a partir de duas linhas celulares distintas, contando com dois tipos de DNA diferentes. Algo que vem chamando a atenção nessa questão é a busca de alguns criadores pela difusão dessa característica, já que a Incontinência Pigmentar (IP) é considerada uma doença.

Basicamente, essa doença – que é hereditária – faz com que algumas partes do corpo do cavalo sofram com uma despigmentação, gerando o efeito rajado tão desejado. No entanto, como é de se imaginar, uma doença em seus equinos não é exatamente algo que se deve querer. Inclusive, é necessário mencionar que geralmente as fêmeas nascem bem com essa condição, enquanto grande parte dos machos morre ainda no útero.

Essa doença leva à formação de lesões na pele do animal e a crina costuma não retornar após o problema ter sido curado. Há um distúrbio semelhante que acomete humanos e compromete unhas, dentes e olhos. Especialistas acreditam que na versão animal há o mesmo comprometimento. Dessa forma, não se deve usar essa doença hereditária como uma forma de criar animais rajados.

Gostou de conhecer mais sobre pelagem de cavalo? O universo desses animais é realmente fascinante, cheio de detalhes e informações muito interessantes. 

Imagem: https://www.shutterstock.com/