Cultura do Texas
Curiosidades

05 Curiosidades sobre a cultura do Texas que talvez você desconheça

A cultura do Texas é algo que desperta a curiosidade de muitos cowboys e cowgirls, afinal, esse estado norte-americano é o berço do country. Então, que tal saber um pouco mais sobre o lar de muitas histórias de faroeste e festas do peão inigualáveis? Siga a leitura e confira!

Curiosidades sobre a cultura do Texas

Você sempre quis saber mais sobre o Texas, mas não tinha para quem perguntar? Então, saiba que veio ao lugar certo, pois reunimos as principais curiosidades sobre esse verdadeiro lar da cultura country.

01 – O estado do Texas

Antes de nos aprofundarmos na cultura do Texas, é interessante fazer um apanhado de curiosidades sobre o estado norte-americano. Você sabia que ele é o segundo maior estado dos Estados Unidos? Fica atrás somente do gelado Alasca. Em número de habitantes, ele também é o segundo colocado, sendo superado somente pela Califórnia.

O nome Texas tem origem indígena da palavra “tejas”, que significa amigos. A história da região começou a partir da colonização espanhola e, durante algum tempo, fez parte do território do México.

No ano de 1836, o Texas se tornou independente, passando a ser uma república. Após nove anos da conquista de sua independência, foi aceito como o vigésimo oitavo estado norte-americano.

02 – Texanos adoram churrasco

Os texanos têm algo em comum com os brasileiros, amam um bom churrasco. E vale dizer que por lá assar um bom pedaço de carne é algo levado muito a sério, tem até competições. No entanto, o preparo da carne é um pouco diferente, por aqui preferimos carne mal passada só com sal grosso, certo?

No Texas, o churrasco é feito com carnes assando lentamente e com muitos temperos. O mais tradicional é que sejam servidas com molho barbecue. Dentre os acompanhamentos, não pode faltar o picante chili com feijões, pimentas e carnes, um toque mexicano que ficou do tempo em que a região fazia parte do país. E, para beber, não pode faltar as saborosas cervejas artesanais. Se um dia você for ao Texas, não pode deixar de conferir um bom churrasco texano!

03 – Música country

Se no Brasil a música sertaneja é a que faz o coração dos peões e peoas bater mais forte, no Texas é a música country que cumpre esse papel. O estilo musical é bastante difundido em estados com forte ligação com o meio rural como o Texas. Muitos artistas sertanejos brasileiros se inspiram na música do Texas para compor suas modas.

Uma curiosidade bem interessante é que o sotaque texano é mais carregado em vogais. Os texanos tendem a juntar algumas letras enquanto falam, dando origem ao “caipirês” norte-americano. É uma característica que cria uma identidade para o estado e para quem ama o estilo country.

04 – Maior rodeio do mundo

Na lista de curiosidades sobre o Texas, não poderia faltar o maior rodeio do mundo, não é mesmo? Aliás, percebeu quantas paixões os brasileiros e texanos têm em comum? Houston é uma das maiores cidades do Texas e nela acontece o maior rodeio do planeta. O evento acontece anualmente no mês de março.

Nesse evento grandioso, os expectadores podem curtir shows, exposição de animais e, claro, competições de churrasco. Para se ter uma ideia, essa festa dura nada menos do que três semanas e por ano atrai 2,5 milhões de pessoas.

O faturamento estimado desse rodeio é de mais de 1 bilhão de dólares. No Texas, a cultura do rodeio é tão predominante que há muitas crianças que competem em ovelhas. Inclusive, o rodeio é o esporte oficial do estado do Texas.

05 – Turismo western

Já pensou em ver um saloon, típico de filme western, bem de perto? Pois, você pode ao viajar para o Texas. A dica é ir para a cidade de Fort Worth, o turismo por lá foi pensado exatamente para quem tem esse sonho. Muito mais do que saloons, os turistas podem ver cowboys trajados com roupas típicas, cavalos, entre outros elementos. Quem faz esse passeio se sente dentro de um filme de faroeste.

Se puder ir ao Texas, aproveite para conhecer outras cidades, como a capital Austin e outras localidades, como Hounston, San Antonio e Dallas. Cada cidade carrega a sua peculiaridade e pode ser uma excelente forma de mergulhar na cultura local. Os texanos têm muito orgulho de sua cultura e sua ligação com a terra.

Bônus: como surgiram os cowboys?

A origem dos cowboys está relacionada à grande diversidade do território texano. Enquanto as regiões norte e leste têm boa irrigação, o sul e o oeste possuem um clima árido. Os cowboys nasceram da necessidade de ter homens que protegessem o gado dos ataques indígenas nessas áreas pouco povoadas. Com o passar do tempo, se tornaram um símbolo do Texas.

Gostou de conhecer mais sobre as curiosidades do Texas? Quem sabe um dia você vê tudo pessoalmente!

Fonte imagem: pixabay.com