Hidroterapia
Curiosidades

Hidroterapia em Cavalos – Veja benefícios

A hidroterapia em equinos é uma grande aliada para a recuperação física de animais. Pode ser usada como uma técnica de fisioterapia para equinos lesionados ou ainda como um método de recuperação após prática intensa de exercícios. Continue lendo e conheça melhor os benefícios desse tratamento. 

Hidroterapia: qual é o seu papel?

A hidroterapia em cavalos é um recurso que pode ser utilizado tanto no tratamento de lesões, como uma forma de recuperar o estresse físico dos animais atletas. Essa atividade, quando inserida na rotina do cavalo, contribui para aprimorar o seu condicionamento físico. Pode ser reconfortante do ponto de vista psicológico, também, se considerarmos que muitos desses animais passam grande parte da vida confinados em baias. 

Quais os benefícios?

Confira, a seguir, os principais benefícios que a hidroterapia oferece para os equinos.

Atividade segura para extravasar energia

A hidroterapia é uma atividade de baixo impacto que permite extravasar toda a energia reprimida. A prática é realizada num ambiente controlado e seguro proporcionando apenas benefícios para os equinos. 

Estímulo mental

Os cavalos que passam por hidroterapia recebem forte estimulação mental, algo relevante para que possam se recuperar após lesões ou grandes esforços físicos.

Tratamento de lesões

Para cavalos lesionados, a hidroterapia se mostra uma excelente alternativa por ajudar a aliviar a sensação de dor, reduzir a inflamação e a necessidade de uso de medicamentos. É um tipo de terapia bastante recomendada para auxiliar nos tratamentos de doenças como laminite crônica ou aguda, artrite e contusões. 

Reabilitação pós-operatória

É uma solução eficaz também para a reabilitação pós-operatória de equinos. Após uma cirurgia, é natural que esses animais permaneçam com os seus músculos imobilizados, algo que pode causar até mesmo a atrofia. Contar com uma atividade que recupere os músculos é essencial para uma reabilitação completa. 

Tratamento preventivo

A hidroterapia pode estar entre os cuidados com animais que não estão lesionados, como uma forma de prevenção. A prática dessas atividades contribui para aumentar a força e a resistência dos equinos, bem como reduzir as chances de desenvolver lesões musculoesqueléticas. 

Flexibilidade

Os exercícios realizados na água ajudam a tornar o animal mais flexível, ao mesmo tempo em que oferece alguma resistência para os movimentos também é bastante leve. 

Postura

A hidroterapia ajuda os cavalos a adquirir e manter uma postura mais correta, pode ser bastante positivo com o passar do tempo. 

Coordenação motora

Atividades na água contribuem para a melhora da coordenação motora do cavalo e o mais interessante é que os resultados são obtidos por meio de ações comuns como caminhar, por exemplo. 

Recuperação acelerada

Precisa recuperar um animal atleta para uma competição? Saiba que sete dias realizando natação com o equino é o equivalente a 14 dias de uma cavalgada convencional, ou seja, o processo de recuperação se dá muito mais rapidamente. 

Benefícios psicológicos

A hidroterapia pode ter um impacto bastante positivo na questão psicológica dos cavalos. Muitos equinos passam boa parte de suas vidas presos em baias, então, esse tipo de atividade se mostra extremamente reconfortante. 

Dicas para a hidroterapia em cavalos

Independentemente das raças de cavalos com que se esteja trabalhando, é essencial dar atenção para algumas questões de segurança para a prática de hidroterapia em equinos.

Piscina

O tamanho e a disposição da piscina podem variar de acordo com o local que se tem disponível. No entanto, é recomendável que a piscina tenha uma rampa de acesso que permita a descida gradual do equino. Entrar de uma vez só no tanque pode ser traumático para o seu cavalo. O piso deve ser antiderrapante para proporcionar mais segurança. Geralmente, as piscinas dedicadas à hidroterapia em cavalos têm entre 3 e 4,50m de profundidade.

Temperatura da água

O ideal é que a temperatura da água fique em torno de 19°C. Nessa temperatura é possível conseguir o relaxamento dos músculos do cavalo. 

Qualidade da água

O ideal é filtrar a água da piscina totalmente a cada três ou seis dias de uso. Os equinos devem ser lavados antes de entrar na piscina para evitar que a água acumule sujeiras e produtos químicos provenientes do corpo dos animais. Encontrar um lugar adequado para a hidroterapia dos seus equinos é uma prioridade. Faça uma boa pesquisa antes de fechar com algum espaço. 

Moderação é a palavra-chave

Embora a hidroterapia seja uma prática de baixo impacto, é essencial que seja praticada com moderação com os seus cavalos. A prática excessiva pode causar prejuízos à postura do cavalo, em especial no desenvolvimento do chamado pescoço alto. Quando o equino fica exausto de tanto nadar, assume uma posição assimétrica que tonifica desigualmente os seus músculos envolvidos no movimento.

É imprescindível que a adoção da hidroterapia tenha o acompanhamento de um veterinário. Somente o profissional poderá atestar se os seus cavalos estão em condições de se expor aos desafios desse tipo de terapia. Além disso, é necessário pensar em quais atividades são mais pertinentes para o objetivo esperado. 

A hidroterapia em cavalos pode ter excelentes resultados, consulte um veterinário!