Confira os melhores pratos caipiras para o Outono
Quando as folhas começam a cair das árvores e o clima fica mais gelado, nada melhor do que deliciosos pratos caipiras para alegrar os seus dias. Esse é um tipo de refeição que aproxima a família e torna seus dias completos. Que tal conferir as receitas?
Pratos caipiras: confira as melhores receitas
O outono é uma estação que pede uma comida mais saborosa e com aquele toque de carinho. Confira a seguir as receitas que selecionamos e coloque-as em prática!
Receita de galinhada caipira
A galinhada é uma das comidas caipiras que mais combinam com o clima do outono. Confira como fazer e saboreie!
Ingredientes
1 galinha caipira
1 litro de óleo
2 cebolas previamente picadas
Água (o suficiente para cozinhar arroz comum)
1 colher de sopa de sal
6 copos americanos de arroz cru
2 tabletes de caldo de galinha
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Alho a gosto
Como fazer
A galinha deve ser cortada em pedaços. Prossiga refogando com todos os temperos e deixe que a cebola frite bem. É importante ir adicionando água aos poucos para que penetre na carne.
Ao perceber que a carne está bem dourada, retire do óleo e leve para que cozinhe em uma panela de pressão por um tempo de 20 minutos (no caso da galinha ser dura) com o caldo de galinha.
Prossiga refogando o arroz, na sequência retire o excesso de óleo. Assim que a galinha estiver cozida, adicione o arroz refogado com o caldo todo. Caso ache necessário, adicione mais água fervente até cobrir todo o arroz. Aguarde que seque como um arroz convencional abaixando o fogo até que esteja bem soltinho.
Receita de costela a moda caipira
Uma das receitas de pratos caipiras que mais faz sucesso como prato principal e que, no outono, é especialmente gostoso.
Ingredientes
800 gramas de costela suínas limpas e cortadas em pedaços
2 colheres de sopa de óleo
Suco de 2 limões
½ colher de chá de sal
1 sachê de tempero da marca da sua preferência
Como fazer
Em uma tigela, coloque a costela e tempere com o limão, o sal e o tempero. Deixe marinando na geladeira por 3 horas. Em uma panela grande, coloque o óleo e leve para aquecer no fogo alto. Acrescente a costela aos poucos, fritando até que fique dourada. Pingue a marinada e deixe cozinhar em fogo médio por meia hora, mexendo de forma ocasional.
Dica: quem deseja que o preparo tenha mais caldo pode acrescentar meia xícara de chá de água no fim do cozimento.
Receita de doce de leite da fazenda
Confira a seguir as indicações de como fazer um saboroso doce de leite da fazenda para servir como sobremesa.
Ingredientes
2 litros de leite (deve ser o leite de saquinho, pois senão não dá o ponto certo)
Suco de 1 limão pequeno
6 xícaras de açúcar (cerca de 600 gramas)
1 pau de canela
5 cravos em pau
Como fazer
Em uma panela grande (pode ser panela de pressão), leve ao fogo médio-alto o leite misturado com o açúcar. Não tampe a panela e, ao levantar fervura, adicione o suco de limão, a canela e os cravos. Deve ferver até reduzir pela metade, mexa apenas quando a mistura subir muito para não derramar.
O ponto certo depende da sua preferência para a cor do doce, mais claro ou mais escuro. O doce de leite pronto fica com grumos e uma calda fina, que parece ambrosia sem os ovos. Pode ser conservado na geladeira em potes de vidro.
Receita de curau
O curau é chamado de canjica no nordeste e com certeza vai te ajudar a se sentir um pouco do sabor caipira no outono.
Ingredientes
4 espigas de milho (isso dá cerca de 3 xícaras de chá de grãos)
Canela em pó a gosto para polvilhar por cima
2 xícaras de chá de leite
¾ de xícara de açúcar
Como fazer
Comece removendo a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho na água corrente. Para remover os grãos, em uma tábua ou assadeira grande apoie a espiga de pé e use uma faca para cortá-los. Quem preferir pode usar um extrator próprio para grãos de milho.
Bata no liquidificador: o milho com o leite até ficar bem triturado. Em cima de uma panela passe o leite batido por uma peneira, faça pressão usando as costas de uma colher para extrair bem todo o líquido, descarte o bagaço. Em uma panela em fogo médio, misture o açúcar com a ajuda de um batedor de arame até que comece a ferver.
Abaixe o fogo e continue a mexer por mais 5 minutos até que forme um creme grosso. Fique atento que o curau engrossa rápido, se perceber que está começando a empelotar ou grudar no fundo retire do fogo e mexa bem rápido com um batedor. O creme deverá ser distribuído em diferentes tigelas de sobremesa com uma concha. Espere esfriar por uma hora e sirva polvilhado de canela.
Coloque essas dicas em prática e faça saborosos pratos caipiras para o outono!