07 Dicas para fidelizar clientes no agronegócio
Atividades dos setores agrícola e agropecuário também precisam focar em fidelizar clientes de maneira a se consolidar em seus mercados. Para quem tem dúvidas sobre como manter os clientes fiéis ao seu empreendimento, listamos 07 dicas abaixo, vamos começar?
Top 07 dicas para fidelizar clientes
A fidelização de clientes também deve ser uma preocupação dos empresários do agronegócio. Abaixo apresentaremos 07 dicas de como essa fidelização pode ser conquistada, levando, assim, à consolidação do empreendimento em seu mercado.
1 – Apresente resultados para seus clientes
O que faz os clientes retornarem certamente é observar bons resultados a partir da aquisição de um produto ou serviço. Dessa forma, é imprescindível que os produtores, desde os pequenos agricultores até os grandes empresários do agronegócio, valorizem sua produção. Essa valorização contribui para que os clientes tenham o desejo de retornar e comprar mais vezes.
Se o cliente comprou uma vez é porque ele tem a necessidade do produto/serviço, já se ele comprar uma segunda vez é sinal de que gostou daquilo que recebeu. Cabe ao empresário ajudar o cliente a perceber todas as vantagens que possui a partir da sua compra.
2 – Saiba exatamente quem é o seu cliente
Conhecer o cliente é a base para desenvolver um atendimento mais alinhado com as necessidades dele. Uma forma prática de entender quem são os seus clientes é se atentar para o armazenamento de dados deles. No ato da compra, é possível solicitar informações e buscar ficar a par de quais são as melhores soluções para cada comprador.
É válido não pensar apenas na compra imediata, mas também nas que serão realizadas futuramente. Conheça o perfil dos clientes e demonstre que seu empreendimento está aberto para adequar seus produtos/serviços para as necessidades de cada comprador.
3 – Mantenha sua empresa atualizada
Cada vez mais o agronegócio vem se valendo de soluções tecnológicas para atender as necessidades dos seus clientes. A dica é manter a sua empresa sempre a par do que está acontecendo no mercado e das novidades para o seu setor.
Esses incrementos tecnológicos que surgem todos os dias contribuem para conquistar uma significativa redução de custos para a produção, o que leva à redução de preços para seus clientes. Com certeza, um dos fatores mais significativos para a fidelização de clientes é ter preços competitivos.
4 – Demonstre que valoriza seus clientes
O gestor de um empreendimento de agronegócio deve buscar constantemente formas de demonstrar que valoriza os seus clientes. Fazer uma visita planejada para o cliente visando entender como pode atender melhor às suas demandas. Oferecer descontos progressivos em suas compras e até ajudá-lo em questões fora do escopo da sua companhia contribuem para a fidelização.
Por que o cliente deveria pensar na sua empresa na próxima vez que precisar comprar cavalo, comprar uma máquina, reformar seus celeiros, adquirir grãos, entre outros? O gestor de uma empresa deve sempre se fazer esse questionamento, o motivo que levará o cliente a fazer uma nova compra. Se não há um motivo, é essencial repensar a sua estratégia.
5 – Tenha um orçamento para brindes
A distribuição de brindes é uma estratégia bastante positiva para fidelizar clientes. Presentear aqueles que mais geram volumes de vendas para a sua empresa é uma forma de demonstrar que os valoriza e se importa com eles. Lembre-se de que os brindes devem ser itens úteis e que os façam recordar da qualidade do seu empreendimento e produtos/serviços.
Escolha brindes de qualidade e aplique a marca da sua empresa, de maneira que os clientes sempre se lembrem dela ao utilizar o brinde. Distribuir brindes é uma excelente estratégia de fidelização.
6 – Programas de benefícios
Uma das principais tendências de fidelização de clientes é a chamada “gamificação”, que nada mais é do que conceder pontos pelas compras realizadas. Esses pontos podem ser concedidos através de programas de benefícios. Para isso, é importante considerar ter um site e um sistema de registro dos pontos.
Além disso, a sua empresa deve considerar quais serão os benefícios pelos quais os clientes poderão trocar seus pontos. Tenha em mente que o programa deve ser sustentável e atraente. Conceder vantagens pouco atraentes pode afastar os clientes ao invés de aproximá-los.
7 – Invista na inovação
Inovação é muito mais do que tecnologia, essa compreensão é essencial para os gestores que estão no processo de fidelização dos seus clientes. Ser inovador significa oferecer o melhor atendimento de acordo com as necessidades do consumidor.
Logo, é importante abrir canais de sugestões e críticas para entender quais são as questões e o que os clientes desejam que seja aprimorado. Boa parte das ações inovadoras de uma empresa não depende de grande investimento financeiro e sim de aprender a ouvir e assimilar o que os clientes estão dizendo.
Com essas dicas será mais fácil fidelizar os seus clientes no agronegócio!
Fonte imagem: blog.belagro.com.br