Holstein-Frísia
Animais

Holstein-Frísia: saiba mais informações sobre essa raça bovina

A Holstein-Frísia se destaca no universo pecuário pelo fato de ser a raça que mais produz leite no mundo. Também é uma excelente produtora de carne, representando assim um excelente investimento. Continue lendo e confira mais informações!

Holstein-Frísia: confira mais informações sobre a raça

Conhecida também como Gado Holandês, a Holstein-Frísia é a raça que mais produz leite no mundo. É um gado também reconhecido por sua excepcional produção de carne.

Presente em mais de 50 países, é um animal de fácil adaptação a diferentes climas. Para se ter uma ideia, no Brasil há mais de 2 milhões de animais registrados. A seguir falaremos mais sobre a raça e suas principais características.

Holstein-Frísia: qual é a sua origem?

Os registros dessa raça bovina não são muito concretos, porém, há evidências de que sua origem remonta a 2.000 a.C., a domesticação foi feita há 2.000 anos. Estima-se que se originou na Europa nas regiões de Holstein, na Alemanha e da Frísia, nos Países Baixos.

Da Europa para o mundo

Há vários séculos, essa raça vem sendo criada com sucesso em países como a Alemanha, Holanda e Dinamarca. A partir desses locais, o gado Holstein-Frísia foi levado para o resto do mundo para a produção de carne e leite.

A exportação desses animais para a América do Norte começou no século 19. A exportação dessa raça levou ao aprimoramento genético e a diminuição dos cruzamentos com outras espécies.

Nome

Em meados da década de 1970, o nome Holstein-Frísia passou a ser usado para essa raça em todo o mundo. Nesse período, as linhagens norte-americanas passaram a ser as preferidas entre os criadores de gado. Objetivando o melhoramento genético, houve a exportação do sêmen dessas linhagens para outros países.

Holstein-Frísia no Brasil

De acordo com dados históricos, o gado Holstein-Frísia foi introduzido no Brasil entre os anos de 1530 e 1535. Atualmente, as principais criações de animais dessa raça se concentram nos estados do Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Características do gado Holstein-Frísia

Um dos animais mais valorizados na pecuária, o gado Holstein-Frísia possui algumas características específicas. A sua morfologia torna esses animais especialmente aptos à produção leiteira. As vacas Holstein-Frísia apresentam um amplo desenvolvimento do sistema mamário.

Também é um gado que se caracteriza por ser corpulento, de maneira que pode consumir quantidades expressivas de forragem. Os animais dessa raça podem atingir até 1,54 metros de altura e pesar entre 600 e 700 quilos quando chegam à idade adulta. A seguir listamos outras características que merecem destaque nessa raça:

  • A pelagem desses animais é malhada em preto e branco, há casos em que é vermelha e branca;
  • A pela do Holstein-Frísia é macia e fina, seus pelos são curtos e sedosos;
  • A cabeça desse gado é alongada, com fronte ampla e bem moldada;
  • Os seus olhos são aflorados, as mandíbulas fortes, o focinho largo e a barbela pequenina;
  • O pescoço é alongado e delgado;
  • A vassoura da cauda e o ventre são brancos;
  • Costelas arqueadas e profundas e peito largo;
  • Úberes volumosos e de boa inserção com fortes ligamentos;
  • Garupa larga e comprida com ossos proeminentes;
  • Coxas bem separadas entre si, retas e delgadas;
  • Cascos fortes.

Holstein-Frísia: quais as vantagens dessa raça na produção agropecuária?

Por ser um gado com excelente relação custo-benefício, o Holstein-Frísia oferece uma série de vantagens para os criadores. São necessários poucos gastos para manter essa raça e o gado se adapta facilmente a diferentes climas. É um animal que pode ser usado para cruzamentos e pode ter como finalidade a produção de carne e de leite.

Holstein-Frísia: excelência na produção leiteira

Como já citamos, a raça Holstein-Frísia é a que mais produz leite no mundo. Por um ano, uma vaca dessa raça pode produzir até 10 mil litros de leite. O leite produzido por esse gado não se destaca apenas pela quantidade, também apresenta qualidade superior ao de outros animais. Seus diferenciais envolvem contar com mais proteínas e gorduras, de maneira que é uma excelente fonte de alimento para o ser humano.

A produção extensa e de qualidade tem feito com que a raça Holstein-Frísia seja cada vez mais usada no Brasil e no mundo. No território nacional, a venda de animais dessa raça resultou em exponencial crescimento econômico, em especial nas regiões Centro-Sul. É um excelente negócio criar gado Holstein-Frísia.

ABCBRH (Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa)

A ABCBRH é a grande responsável por proteger, divulgar e preservar a relevância da raça no Brasil. Bento de Abreu Sampaio Vidal foi o fundador da associação em 1934. Ele era criador dessa raça de gado em São Paulo, seu objetivo era o de nortear o rumo dessa categoria no país. Atualmente, a associação possui nove afiliadas.

Gostou de saber mais sobre a raça de gado Holstein-Frísia? Aproveite para navegar pelo blog Rodeo West e conferir mais conteúdos informativos como este!

Fonte imagem: pixabay.com