Boitel: conheça o sistema de engorda terceirizada
Um novo modelo de engorda de bovinos vem ganhando destaque no mercado, estamos falando do boitel. O nome se deve ao fato de que o sistema realmente se assemelha a um hotel focado no confinamento e ganho de peso dos animais. Continue lendo para entender como funciona esse sistema.
O que é boitel?
Em linhas gerais, o boitel é um sistema criado para otimizar o processo de engorda de bovinos por meio da terminação em confinamento. Trata-se de um modelo semelhante a um hotel em que os animais têm acesso à infraestrutura adequada, atenção de mão de obra qualificada, alimentação e cuidados sanitários.
Os bovinos são entendidos como hóspedes nesse sistema e tudo é pensado para potencializar os resultados da produção. Em outras palavras, boitel é uma empresa que cuidará dos animais durante a engorda até o abate.
É uma terceirização da etapa de engorda que oferece uma série de vantagens para os produtores, como menores custos de produção, alto poder de compra e maior capacidade produtiva.
Como o boitel funciona?
O sistema de boitel é especialmente interessante para criações de gado de médio ou pequeno porte. Pecuaristas com produções desse tamanho geralmente não têm estrutura para realizar o confinamento e terminação do rebanho nas melhores condições. Dessa forma, há a opção de terminar os lotes em cocho, em engorda intensiva, melhorando os indicadores da fazenda como taxa de lotação e giro.
Uma das características mais interessantes desse sistema é o fato de que o pagamento é feito somente após a terminação. Isso significa que os pecuaristas não precisam desembolsar nenhum valor anteriormente. Os criadores podem, ainda, negociar a antecipação de recebíveis, frete do gado magro e reembolso por mortes ao longo do manejo.
Parcerias com boitel
Na pecuária é importante encontrar soluções econômicas e que auxiliem na melhora da qualidade da produção. O boitel é uma excelente alternativa para que a qualidade da produção seja devidamente potencializada. O mais interessante é que existe a possibilidade de firmar uma parceria com as empresas desse segmento, assim as condições se tornam ainda melhores.
A seguir apresentaremos os modelos mais comuns de parceria entre produtores e empresas de boitel. Porém, é importante estar ciente que cada empresa atua de uma forma, então é necessário ter uma conversa prévia para entender se há a possibilidade de um acordo.
Por arroba produzida
Nesse sistema o pagamento é feito pelas arrobas engordadas, desde o dia de entrada no boitel até a terminação. Para determinar o aumento de peso é considerado o peso de gancho no frigorífico subtraído do peso de entrada no confinamento com 50% de rendimento.
Diária com preço fixo
Nesse modelo de negociação é feito o pagamento pela permanência do animal no confinamento. É realizado o cálculo da diária de acordo com o peso inicial do animal, condição corporal e sexo.
Parceria
É pago o equivalente ao peso inicial do animal proveniente da fazenda com rendimento de carcaça (RC 50/51% em média). É realizada a multiplicação do valor da arroba do dia do abate pelo peso, esse é o valor que o pecuarista irá receber.
Ração por quilo
Os pecuaristas devem pagar o valor da ração consumida pelos animais. O controle é feito pelo TGC, também é adicionado um custo fixo operacional.
Fica sob a responsabilidade do boitel eventuais mortes e rejeitos.
Vantagens do boitel
Confira a seguir as principais vantagens que o boitel oferece para os pecuaristas que estão pensando em adotar o sistema como parte do seu processo produtivo.
Sem desembolso financeiro inicial
Como explicamos, o pagamento pelos serviços é feito após a terminação.
Desconto de despesas do abate
Nesse sistema, o pecuarista tem o desconto de despesas de terminação como alimentação, cuidados sanitários e frete.
Mortes e rejeitos são responsabilidade do boitel
Os custos gerados por mortes durante o processo de manejo são assumidos pelo boitel.
Padronização
O boitel permite estabelecer a padronização dos procedimentos internos e ainda tem a geração de relatórios.
Acompanhamento nutricional
O sistema do boitel permite realizar um acompanhamento nutricional criterioso.
Bem-estar animal
O boitel tem uma infraestrutura desenvolvida especialmente com foco no bem-estar dos animais. Algo que potencializa a qualidade do produto e oferece mais qualidade de vida para o gado.
Aumento do faturamento
Optar pelo sistema de boitel é uma forma de potencializar os lucros, tendo melhor desfrute do kg/há/ano.
Preferência
O uso desse sistema permite ter preferência na escala de abate.
O boitel é um sistema que reduz os custos e o desgaste da estrutura dos pecuaristas. Comparativamente com o modelo em que o criador é responsável por todo o processo, realmente oferece menores custos. Ainda contribui para aumentar o valor agregado da arroba no momento do abate. Uma forma prática para otimizar o processo de engorda bovina.
Gostou de conhecer mais sobre o modelo de boitel? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!
Fonte imagem: pixabay.com