Gado Brahman: destaque na pecuária de corte
O gado Brahman é o zebuíno mais criado no mundo, sendo reconhecido por sua carcaça pesada e ótima produção de carne. Continue lendo para saber mais sobre esse destaque do segmento pecuário.
Conheça o Gado Brahman
O gado Brahman é um destaque do setor agropecuário por reunir uma série de características relevantes. É criado de Norte a Sul do Brasil e em mais de 70 países do mundo.
Esse é um animal rústico que se adaptou bem ao clima brasileiro. Também se destaca por ser precoce, ou seja, oferece bom rendimento financeiro. Outra característica marcante é oferecer excelente produção de carne.
Em alguns países, o gado Brahman é uma alternativa de cruzamentos industriais. Inclusive, é importante citar que, embora reconhecida como gado de corte, essa raça também pode ser utilizada em cruzamentos de gado de leite. Nesse caso, o foco está em tornar o plantel mais rústico.
História do Gado Brahman
A raça bovina Brahman se originou nos Estados Unidos, em 1915, especialmente nos estados próximos do Golfo do México como Texas e Louisiana. O norte-americano W. J. Hudgins realizou a compra de 40 fêmeas aneloradas com descendência de bovinos importados da Índia.
A ideia era desenvolver uma raça rústica de gado de corte, animais que pudessem suportar condições extremas, como calor, parasitas, umidade, insetos, entre outros fatores típicos dessa região dos EUA e do seu país de origem, a Índia. O maior impulso dessa raça ocorreu com a importação de zebuínos do Brasil, entre os anos de 1923 e 1924.
Objetivando aprimorar a sua genética, são realizados vários cruzamentos com raças como Krishna Valley, Guzerá e Nelore. Os criadores desejavam desenvolver um animal com boa oferta de carne. Com esse trabalho de aperfeiçoamento genético, o Brahman passou a ser visto como uma boa alternativa por pecuaristas norte-americanos.
A chegada do Brahman ao Brasil
Não demorou para que as qualidades do gado Brahman na pecuária fossem descobertas pelo mundo todo. Atualmente, esse é o zebuíno mais criado no planeta. No Brasil, essa raça chegou, oficialmente, em 1994, quando houve a autorização da primeira importação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Em 1993, foi criada a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) que registrou os dois primeiros animais do plantel nacional: touro americano Macho JJ Ring Didor e a matriz Remansada 222 (originária do Paraguai). Nos dias atuais, há rebanhos de gado Brahman em quase todo o território brasileiro.
Características do Gado Brahman
O gado Brahman foi melhorado geneticamente com o objetivo de ser mais produtivo como animal de corte. Sua morfologia favorece a sua produção de carne de qualidade. As costelas são bem espaçadas e o seu tórax é profundo. Apresenta boa extensão gastrointestinal, o que contribui para o bom aproveitamento da ingestão de alimentos.
A corcova desse animal é bastante avantajada em seu pescoço e ombros. O tamanho é considerado como intermediário entre as raças bovinas de corte. Em média, os touros Brahman pesam entre 720 e 1000 kg. Por sua vez, as fêmeas pesam entre 450 a 630 kg.
No nascimento, os bezerros são pequenos, pesando entre 30 e 40 kg em média. Porém, crescem bem rapidamente. A coloração varia do cinza claro/escuro, vermelho ao quase preto.
Esses animais são considerados como dóceis e fáceis de manejar. Isso permite que tenham uma alimentação avantajada e uma melhor conversão. Para se ter uma ideia, o rendimento da carcaça é superior a 55%. A carne produzida é de qualidade superior estando bem classificada nas tabelas comerciais.
Gado Brahman e sua habilidade materna
O gado Brahman também se caracteriza por ter pronunciada habilidade materna. Como esses animais possuem excelente anatomia, têm o parto facilitado. Produzem leite suficiente para criar e desmamar bezerros bem pesados. Esses animais são considerados como inteligentes, inquisitivos e tímidos. São protetores com suas crias.
Gado Brahman: genética e cruzamentos
A raça Brahman se desenvolveu consideravelmente devido aos investimentos no aprimoramento genético. Esses cuidados foram decisivos para que o animal se tornasse mais vantajoso do ponto de vista econômico.
Vários cruzamentos foram realizados para aprimorar o seu potencial produtivo. Podemos mencionar os seguintes cruzamentos:
– Braford (Brahman + Hereford);
– Brangus (Brahman + Angus);
– Branor (Brahman + Normando).
O uso da raça Brahman contribui para um maior aproveitamento da carcaça e crescimento precoce. A carne produzida é de qualidade, um dos fatores que tornaram esse zebuíno um dos mais criados no mundo. O ganho de peso mais eficiente, o acabamento de gordura e a reprodução rápida permitem reduzir o período até o abate.
Os animais Brahman PO (Puro de Origem) têm o seu abate adiantado em pelo menos nove meses, podendo agregar ao seu peso 128,76 kg. No caso dos animais que têm cruzamentos, é possível antecipar o abate em pelo menos 10 meses, agregando 87,76 kg a mais no peso dos animais.
Gostou de conhecer mais sobre o gado Brahman? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!
Fonte imagem: pixabay.com